
A vice-presidente da OAB Paraná, Graciela Marins, e a conselheira federal Marilena Winter, como representante do Conselho Federal da OAB, compuseram a mesa na solenidade de posse da Federação Nacional dos Institutos dos Advogados (FENIA), realizada na noite de segunda-feira (24/2), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A seccional da Ordem foi também representada pela secretária-geral Adriana D´Avila Oliveira e por José Lucio Glomb, presidente da OAB Paraná na gestão 2010-2012.
O novo presidente da FENIA é advogado paranaense Tarcísio Araújo Kroetz. Também foram empossados o vice-presidente Flávio Buonaduce Borges, do Instituto dos Advogados de Goiás; a secretária-geral Jaqueline Di Domenico, do Instituto dos Advogados do Distrito Federal, e a diretora financeira Erika Ferraz, do Instituto dos Advogados de Pernambuco.
Uma audiência pública sobre liberdade de expressão fez parte da solenidade. Sobre o tema, o novo presidente disse: “Nossa preocupação é com o processo eleitoral. Não há regulamentação e vemos o Judiciário, por vezes, praticando a censura prévia”. Kroetz pretende levar adiante na FENIA um projeto para regulação das big techs, de modo a evitar a censura.
“Nossos laços com os institutos estaduais que a FENIA congrega são profundos. A federação conta com nosso apoio na luta em defesa da liberdade”, ressaltou Graciela Marins. A conselheira federal Marilena Winter, lembrou que a federação tem, estatutariamente, assento no Conselho Federal da OAB. Citando o empenho do presidente Berto Simonetti, ela destacou outro objetivo comum das duas instituições: garantir a sustentação oral nos tribunais.
A cerimônia contou ainda com uma homenagem ao ex-ministro Ibrahim Abi-Ackel a quem foi conferida a Medalha Sepúlveda Pertence, destinada a profissionais que se destacam no exercício da advocacia. Também compuseram a mesa o deputado estadual Tito Barichello, a vereadora Tathiana Guzella, e o decano da FENIA, José de Anchieta da Silva.





