A Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove no próximo dia 28 de outubro, às 17h, o evento “60 Anos de Golpe – Lutas e Resistências”. Na oportunidade, a instituição de ensino realizará um ato público em reconhecimento ao advogado José Rodrigues Vieira Netto e alunos. O evento acontece no Teatro da Reitoria (Rua XV de Novembro, 1229, Centro) e a entrada é gratuita.
Programação:
17h – Abertura da solenidade com o Reitor Ricardo Marcelo Fonseca.
17h30 – Ato público de reconhecimento/ desagravo a Vieira Neto e alunos, com as participações do Reitor, de Marilena Indira Winter (Presidente da OAB Paraná), e do Professor Antonio Acir Breda.
18h30 – Ato cerimonial, realizado pela Comissão dos 60 anos do golpe, com a presença do Reitor, e dos professores João Rickli, Luís Fernando Lopes Pereira e Tânia Bloomfield.
19h – Exibição do filme “Entrelinhas”, em parceria com a Elo Studios. O filme narra a história de Beatriz, presa pelo regime militar sob a acusação de pertencer ao movimento estudantil subversivo e a um grupo de guerrilha armada que luta contra o regime, a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares / VAR-Palmares. Após resistir a dez dias de torturas sem que os militares comprovassem o envolvimento dela com as acusações, Beatriz é devolvida à família.
20h30 – Mesa-redonda composta pelas professoras Judite Maria Barboza Trindade e Rosane Kaminski, do diretor do filme “Entrelinhas” Guto Pasko, e de Ana Beatriz Fortes, mediada pelo professor Carlos
Alberto Martins da Rocha