Tributaristas são homenageadas em evento realizado na OAB Paraná

A OAB Paraná recebeu na manhã desta quinta-feira (20/6) a Mesa de Debates Solidária Mulheres no Tributário. O evento foi organizado pela Comissão de Direito Tributário (CDT) da seccional e pelo Projeto Mulheres no Tributário, por meio da ESA. Na abertura dos trabalhos as advogadas Cintia Estefânia Fernandes e Louise Pereira Gionédis foram homenageadas por suas trajetórias profissionais.

Além das homenageadas, compuseram a mesa da sessão inaugural a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter; a contadora Adriana Berkenbrock, especialista em gestão tributária à frente do Projeto Mulheres no Tributário; o presidente da CDT, Fábio Grillo; Armando Santos Lira, representando o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná; a professora e advogada tributarista Betina Grupenmacher, e os procuradores municipais Vanessa Volpi Bellegard Palácios e Paulo Vinício Fortes Filho.

“O movimento Mulheres no Tributário passa pelo olhar de um sujeito que tem situação singular no mundo, que é o sujeito feminino. Tem por escopo um olhar solidário e afetivo sobre o futuro da advocacia, o momento que vivemos com a reforma tributária e outros temas necessários, sempre com grandes autoridades”, ressaltou a presidente da OAB Paraná depois de saudar os presentes.

Adriana Berkenbrock destacou a honra de estar entre renomados tributaristas. “Fico também honrada de ter aqui Marilena Winter, que nos dá orgulho e representatividade. Também o doutor Fábio Grillo que não apenas apoia o projeto, mas contribui para ele. Destaco também nossas homenageadas. Reconhecemos e celebramos suas trajetórias como renomadas profissionais”.

Gratidão

Após receberem flores e aplausos calorosos dos presentes, as duas homenageadas manifestaram sua gratidão pela homenagem. Louise Gionédis anuncio desde logo que não falaria de temas tributário. “Em vez disso falarei das pessoas que trouxeram até aqui. Sem elas eu não seria o que sou”. Numa linha do tempo em que citou marcos legais relevantes para o Direito Tributário ela citou a gratidão a Deus, aos amigos, clientes e colegas. Ao final, disse: “Conclamo todos ao estudo cada vez mais aprofundado para garantirmos os direitos do cidadão sob segurança jurídica”.

Cintia Estefânia Fernandes agradeceu primeiro à sua mentora, Betina Grupenmacher. “Ela segurou minha mão”, disse emocionada. “Também agradeço minhas chefes Vanessa Palácios e Rosa Pedroso pelo incentivo. E quero expressar gratidão a Marilena Winter, amiga dedicada, uma luz na condução do caminho em busca dos direitos das mulheres”, completou, citando ainda amigos, a estagiária e o Projeto Mulheres no Tributário “pela iniciativa, pela sororidade e pela generosidade da homenagem”. Cintia encerrou sua manifestação com uma frase de Saint-Exupery: “Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”.