Visando aprimorar os controles internos e por via de consequência a transparência, a OAB Paraná irá implementar nos próximos meses um novo portal de fornecedores. A partir de um estudo das necessidades para o aperfeiçoamento do processo de compras, a seccional contratou um novo software que permitirá aprimorar todo o processo decisório na escolha dos seus fornecedores, permitindo que vários fatores sejam analisados em conjunto, antes da contratação, tais como, histórico da empresa, capacidade de fornecimento, regularidade fiscal, qualidade dos produtos, além das melhores condições de prazo e preço.
Tais análises, feitas de forma sistematizada, permitirão uma melhor destinação dos recursos permitindo que seja observado o rigor e a transparência que o processo demanda. O diretor tesoureiro da seccional, Henrique Gaede, esclarece que a iniciativa contempla um dos objetivos da atual gestão, o de aumentar o grau de transparência e de confiabilidade das informações. “O novo software oferecerá mais segurança nos controles, indicando a melhor compra, valorizando com isso a contribuição que cada advogado faz, através do pagamento de suas anuidades.”
“Esse novo processo aperfeiçoará a gestão dos recursos da OAB Paraná, auxiliará na tomada de melhores decisões seja da perspectiva da higidez dos fornecedores contratados, seja do melhor custo benefício para a Seccional e, tão importante quanto, garantirá uma administração ainda mais transparente”, frisa o secretário-geral da OAB Paraná, Rodrigo Rios.
De acordo com os diretores, o contrato será assinado ainda nesta semana. “Já temos as empresas contratadas para o implementação desse sistema. Teremos uma rotina de procedimentos a cumprir nos próximos três meses e acreditamos que até outubro o processo esteja concluído. A partir daí teremos o processo de cadastramento de fornecedores para bens e serviços que a OAB necessita, explica Gaede.
O novo software tem entre as funcionalidades a criação de mapas de cotação que permitem escolher a melhor configuração de proposta de compras, fornecendo comparações por custo. A gestão automatizada garante que apenas fornecedores com a documentação em dia possam participar de cotações. Os fornecedores interessados em vender fazem um cadastro através do site da OAB Paraná, e quando houver necessidade de cotação são convidados a participar do processo licitatório.