A Corregedoria Geral de Justiça do Paraná deu início aos estudos sobre o Fórum Virtual de Conciliação, como forma de agilização das audiências iniciais de conciliação e da tramitação processual.
A sugestão foi apresentada pela OAB Paraná, a partir dos debates ocorridos durante as audiências públicas do programa OAB Paraná Total, desenvolvido pela diretoria da seccional em todas as comarcas do estado.
Em algumas comarcas foram identificadas pautas de conciliação para o final de 2022 e também para o ano de 2023. Foi o caso das comarcas de Pato Branco e Coronel Vivida, conforme relato apresentado pelo presidente da subseção de Pato Branco, Jânio Santos de Figueiredo, com base em informações das diretorias dos fóruns locais.
No Despacho nº 6955680-GCJ, o corregedor geral, desembargador Luiz Cezar Nicolau, considerou a solução apresentada pela OAB merecedora de análise. Diz os itens 5 e 6 do despacho:
“Identificou-se como possível solução a expansão da ferramenta “Fórum Virtual de Conciliação”, apresentada pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná – e estudada no SEI 0061420-95.2021.8.16.6000. Caso implementada, poderá auxiliar na resolução da problemática relatada, não apenas nos dois juízos notificados, mas em todos os que enfrentam o mesmo desafio, promovendo a celeridade na realização de conciliações e o desembaraço da pauta de audiência dos juízos. Assim, determinou-se o relacionamento dos expedientes e suspensão deste por 30 (trinta) dias, período no qual continuaram a ser desenvolvidos estudos atinentes a expansão da ferramenta “Fórum Virtual de Conciliação”.”