Na segunda-feira (21) a Justiça Paranaense dará início a I Semana Estadual de Conciliação. Na Capital e em algumas cidades do interior, magistrados, servidores, estagiários e colaboradores estarão engajados em um esforço conjunto em prol da disseminação da solução pacífica de conflitos.
Ao longo da Semana o Fórum Cível da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba e o Centro Judiciário de Solução de Conciliação em 2º grau atenderão das 13h às 18h.
O 1º Juizado Especial Cível de Curitiba atenderá no dia 21, das 10h às 13h, as audiências envolvendo matérias bancárias.
O Fórum Descentralizado da Cidade Industrial (CIC) fará audiências nos dias 21, 22 e 23 das 13h40min às 18h, e o de Santa Felicidade, nos dias 22 e 23, das 13h às 18h.
Em Maringá o Centro Judiciário de Solução de Conflitos do Fórum da Comarca da Região Metropolitana de Maringá realizará as audiências de conciliação na quarta-feira, dia 23, das 18h30 as 20h30 e em Londrina será no dia 25, das 8h às 12h.
Nas demais Comarcas estão sendo designadas audiências conciliatórias.
Para o Coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do 2° Grau do Tribunal de Justiça, Desembargador Luiz Taro Oyama, a Semana Paranaense de Conciliação possibilitará que as partes através do diálogo busquem uma solução que as satisfaçam, pondo fim ao litígio com a pacificação social.
Além das audiências, o setor de Capacitação e Aperfeiçoamento do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o apoio da Escola de Servidores da Justiça Estadual do Paraná (Eseje) realiza, nesta semana, de 14 a 18 de julho, o Curso de Formação de Instrutores em Mediação e Conciliação para servidores do Tribunal. Também estão previstos encontros e palestras sobre o tema com a presença de desembargadores e juízes da Capital.
Fonte: Assessoria de Imprensa do TJ-PR