A presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Paraná, Adriana D’Ávila Oliveira, apresentou na sessão do Conselho Pleno desta sexta-feira (8/11), o resultado do trabalho de desenvolvimento de um BI (Business Intelligence) com dados referentes aos processos disciplinares. A atualização das informações acontece em tempo real, possibilitando o acompanhamento e a análise permanente das atividades do TED.
Pelo BI, é possível constatar, por exemplo, que o tribunal já julgou, desde que se tem informação sistêmica, 58 mil processos, dos quais 10.974 estão ativos nesta data. É possível observar também que grande parte das representações está na fase postulatória, e as partes representantes na maioria dos casos são pessoas físicas e jurídicas.
“O BI é produto de muito trabalho e uma forma de gestão sem precedentes no âmbito do TED”, disse a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter.
Também foi apresentado o projeto TED Conecta, que tem como objetivo aproximar o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB dos cursos de Direito, promovendo a orientação de acadêmicos sobre questões essenciais relacionadas à ética profissional. Julgadores do TED têm visitado universidades de todo o estado para fazer palestras e conversar com os estudantes.
“Atuar na educação e na prevenção de questões de ética da advocacia também é uma função institucional da OAB. Esse projeto permitiu que fôssemos às universidades e pudéssemos mostrar o trabalho que é feito no TED”, explicou o presidente da 2ª Turma do TED, João Eurico Koerner.