Cerca de 3 mil livros doados pela advocacia paranaense seguem na manhã desta sexta-feira (30/8) rumo às cidades de Canoas e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A ação é resultado da Campanha Biblioteca Solidária – SOS Rio Grande do Sul realizada pela OAB Paraná, por iniciativa de sua Comissão de Assuntos Culturais. Arrecadados de 1º a 19 de agosto, os quase 3 mil livros vão recompor acervos de bibliotecas danificados ou inteiramente destruídos pelas enchentes dos primeiros dias de maio. O objetivo da ação é atenuar os reflexos da crise climática por que passa a população do Rio Grande do Sul.
O espírito solidário já havia movido também outras ações promovidas pela OAB Paraná. Foram encaminhados ao Rio Grande do Sul mais de 7 mil litros de água (5 mil galões); alimentos não perecíveis (centenas de cestas básicas), material de limpeza e higiene, fraldas geriátricas e para bebês, roupas, cobertores e calçados. As doações seguiram desde Curitiba e das subseções da Ordem no Paraná. “Tem sido comovente acompanhar o empenho da classe nas doações recolhidas em nossa sede para os nossos irmãos e irmãs gaúchos. Essa união em prol de quem mais precisa é fundamental”, ressalta a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter.
Mapeamento
Transcorridos mais de 100 dias do pior momento e realizados os mutirões de limpeza e os reparos, a OAB Paraná identificou a possibilidade de ampliar as ações solidárias para campo dos bens culturais. O mapeamento do Departamento de Livro, Leitura e Literatura da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (SEDAC/RS), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP), que concentra a coordenação das ações para soerguimento das inúmeras bibliotecas atingidas, chamou a atenção da Comissão de Assuntos Culturais da seccional paranaense. A inundação destruiu um imenso acervo, incluindo obras raras. A partir do levantamento, foi possível atender à demanda específica por livros de design, fotografia e arte direcionados a aparelho de cultura de Porto Alegre.
Além de destinar as doações ao departamento centralizador, os livros infantis e juvenis arrecadados na campanha vão recompor a Biblioteca Pública João Palma da Silva, espaço comunitário da Prefeitura Municipal de Canoas que teve inutilizados todos os seus 2.300 livros de seu acervo. O público-alvo dessa biblioteca, localizada em um praça do centro da cidade, é formado fundamentalmente por crianças e adolescentes.
Parceria indispensável
Além da sensibilidade da advocacia, a Campanha Biblioteca Solidária – SOS Rio Grande do Sul, contou com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Paraná, do Blog Babel Cultural e da RF Sul Transportes, que gentilmente se responsabilizou por transportar a carga sem custos.
A advogada Oksana Paludzyszyn Meister, presidente da Comissão de Assuntos Culturais, e os advogados Aurélio Peluso e Maria Ângela Marques, que integram a comissão e trabalharam diretamente na separação do material coletado, fazem questão de destacar a importância dos parceiros. “Sem o Blog Babel Cultural e a RF Sul Transportadora nada disso seria possível. Esses parceiros, assim como a Secretaria da Cultura, foram cruciais para o sucesso da ação”, ressaltam.