Autoridades e dirigentes de Ordem de todo o país prestigiaram a sessão solene de posse da nova diretoria da OAB Paraná, realizada na noite desta quinta-feira (24), em Curitiba. Os entrevistados enalteceram a união da advocacia brasileira e a força da instituição. Confira alguns relatos:
“O significado maior dessa data em que visito o Paraná é o congraçamento da advocacia brasileira neste momento que nos parece ser a página seguinte à da pandemia. A paridade de gênero e as cotas raciais são um avanço positivo no qual, pessoalmente acreditei muito. Temos agora conselhos muito mais inclusivos.”
Beto Simonetti, presidente nacional da OAB
“Hoje é um momento simbólico não apenas para a advocacia paranaense, mas para a advocacia nacional. Como representante da advocacia do Sul do país, venho dizer que a parceria entre Santa Catarina e Paraná se reforça com as mulheres no comando de suas respectivas seccionais. Isso traz uma grande esperança, mostrando que tanto a questão da paridade como a questão das cotas foi um grande acerto. A participação cada vez maior das mulheres na vida de Ordem trará muito mais futuro para toda a advocacia nacional.”
Rafael Horn, vice-presidente do Conselho Federal
“É muito importante essa solenidade formal para apresentar a proposta da diretoria a toda a sociedade. Além disso, esta é uma data histórica, com a primeira mulher a assumir a seccional nesses 90 anos. Estamos muito animados com esses primeiros meses de trabalho, nos quais esta diretoria tem demonstrado sua capacidade e união.”
Henrique Gaede, secretário-geral da OAB Paraná
“Nossa posse foi o início do que significa a nossa gestão – uma gestão que quer estar cada vez mais próxima da nova advocacia, proporcionando novos cursos, inovando com ferramentas de trabalho, fazendo um trabalho de equidade e de gênero, de qualificação profissional, voltado à realidade do advogado de hoje.”
Roberta Santiago, secretária-geral adjunta da OAB Paraná
“A posse simboliza muito daquilo que tem sido a gestão: uma solenidade objetiva, inovadora. Uma posse que olha para fora da Ordem quando põe, de cara, o tema da guerra na Ucrânia no centro das nossas preocupações.”
Luís Fernando Casagrande Pereira, diretor-tesoureiro da OAB Paraná
“Hoje é um dia muito significativo, inclusive para a jovem advocacia que está aqui representada. Vem por aí muitas novidades com projetos voltados para a advocacia iniciante.”
Fernanda Valério, diretora da Jovem Advocacia da OAB Paraná
“No momento que estamos passando, essa posse é muito importante como ato simbólico de união da advocacia, da força da advocacia, agora representada pela primeira mulher presidente na história da OAB Paraná. Unidos vamos dar sequência à antiga gestão e também trazer muita inovação, com toda atenção às prerrogativas, que sempre foi um braço muito forte da nossa seccional.”
Marion Bach, diretora de Prerrogativas da OAB Paraná
“É uma satisfação muito grande participar de um momento histórico, que é a posse e a gestão da primeira mulher advogada presidente da OAB Paraná. Tenho a satisfação de participar desta posse, especialmente na seccional do Paraná, uma seccional de envergadura, que é um exemplo de uma boa administração. Por certo Marilena honrará a tradição desta Casa e fará uma grande gestão.”
Roberto Busato, presidente nacional da OAB no triênio 2004/2007
“É um momento muito importante. Inauguramos o tempo da libertação da pandemia e temos condição de novamente nos reunir nesta ocasião que marca a enorme felicidade da OAB do Paraná por ter eleito a Marilena Winter. Nas ocasiões em que o Conselho Pleno esteve reunido notei o entusiasmo dos novos conselheiros e tenho certeza de que será uma gestão muito produtiva, a honrar a história da nossa seccional.”
Alfredo de Assis Gonçalves Neto, presidente da OAB no triênio 1995/1997
“Para todas as gestões é o momento solene que marca formalmente o início dos trabalhos. Nesse ano há um significado especial, é a primeira mulher a assumir a presidência da nossa entidade. Há uma expectativa muito grande e a presidente já deu mostras de que fará um grande trabalho. Ela já está trabalhando intensamente, conhece os problemas da advocacia e tem uma extrema dedicação à entidade. Essa é a receita do sucesso, ela tem todos os requisitos e com certeza fará uma grande gestão.”
Alberto de Paula Machado, presidente da OAB Paraná no triênio 2007/2009
“Hoje é um dia muito significativo para a nossa entidade. A posse de Marilena Winter, nossa primeira presidente, eleita por todo o estado com seus pares, com significativa maioria, pela sua competência e dedicação, mostra que não há diferença de gênero na nossa entidade. Marilena fará certamente um excelente trabalho que dignificará toda a classe dos advogados paranaenses e brasileiros.”
José Lucio Glomb, presidente da OAB Paraná no triênio 2013/2015
“A expectativa é a melhor possível. São todas pessoas experientes na advocacia, na OAB, e com reputação ilibada. Tenho certeza que Marilena Winter fará uma gestão inédita na história da OAB. Podem contar comigo e com todos os ex-presidentes. Estamos aqui para apoiar cada nova conquista, que será certamente festejada pela advocacia. Temos a convicção que Marilena fará uma gestão histórica na OAB.
José Augusto Araújo de Noronha, presidente da OAB Paraná no triênio 2016/2018 e diretor tesoureiro do Conselho Federal no triênio 2019/2021
“A nossa seccional do Paraná dá um exemplo para o Brasil no sentido de ter uma presidente, uma coisa que já devia ter acontecido. Estamos muito felizes por esse fato. Temos confiança de que a Marilena vai avançar nessa pauta da igualdade de gênero. E vai dar sequência àquilo que nós sempre defendemos. A nossa pauta é lutar sempre pela dignidade dos advogados. As prerrogativas estão em boas mãos com o trabalho da Dra. Marion e vamos apoiar sempre. Estamos muito felizes!”
Rodrigo Sánchez Rios, conselheiro federal da OAB pelo Paraná
“É uma honra imensa fazer parte da gestão, pois isso se construiu ao longo de muito tempo. A mulher chega onde quiser por sua plena capacidade. Marilena Winter representa a igualdade e a dignidade, a força da mulher. É alguém que vai olhar pela advocacia feminina, missão que também espero cumprir no Conselho Federal.”
Ana Cláudia Pirajá Bandeira, conselheira federal da OAB pelo Paraná
“O principal significado desta noite se traduz na palavra evolução. Estamos evoluindo ao ter uma mulher como presidente. Demorou, mas chegou a hora. Esta semana vimos a ministra Carmem Lúcia relatando um episódio em que teve sua autoridade questionada por ser mulher. A presidência de uma mulher é uma evolução para todas.”
Graciela Marins, conselheira federal da OAB pelo Paraná
“É um momento histórico, esperamos 90 anos para quebrar esse tabu e termos a primeira mulher presidente da OAB Paraná. Isso não se justificava, já que as mulheres hoje são maioria na advocacia. Já passamos da hora de termos uma mulher presidente. Marilena não está pela questão de gênero, ela está sendo o presidente pela competência, mas demos a sorte de ser uma mulher para quebrar esse tabu.”
Artur Piancastelli, conselheiro federal da OAB pelo Paraná
“Esse é um momento histórico. Temos a diversidade fazendo parte da nossa gestão. Isso vai melhorar muito a comunicação entre a Ordem e a sociedade. Nesse momento tão difícil que o mundo está vivendo, temos a satisfação de ver a pluralidade presente na OAB.”
Silvana de Oliveira Niemczewski, conselheira federal da OAB pelo Paraná
“Acompanho o trabalho da Marilena há muito tempo. Ela foi secretária-geral do conselho seccional enquanto fui secretário-geral do Conselho Federal. Conheço a competência e a seriedade do grande trabalho que realiza. Tenho certeza que fará uma grande gestão à frente da OAB Paraná e nos auxiliará na condução da OAB Nacional. Sem dúvida ela é um dos nomes mais qualificados do sistema OAB.”
Felipe Sarmento, conselheiro federal da OAB por Alagoas e presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (Fida)
“É um momento histórico. Pela primeira vez temos cinco mulheres presidindo seccionais da Ordem. É uma alegria imensa estar aqui para compartilhar esse momento, sabendo, inclusive, da trajetória da Marilena, da trajetória das mulheres advogadas do Paraná, que vieram construindo esses caminhos. O solo é fértil e com a paridade de gênero as sementes vão vingar.”
Daniela Borges, presidente da OAB Bahia
“Fiz questão de prestigiar a posse de Marilena Winter, já que temos uma trajetória na Ordem muito parecida e agora chegamos as duas como presidentes das nossas seccionais. Não tenho dúvidas de que Marilena fará uma gestão entregando à advocacia paranaense tudo o que se espera de uma presidente comprometida com a classe.
Gisela Alves Cardoso, presidente da OAB Mato Grosso
“Esta posse estimula as advogadas a se envolverem com o sistema OAB, pois mostra que é possível. Até porque somos 50% da advocacia nacional. Não podemos, porém, achar que é uma coisa repentina. É o resultado de uma construção de muitos anos. Temos de homenagear todas as colegas e também os colegas que contribuíram para que chegássemos a esse momento de virada.”
Daniela Libório, conselheira federal, representando Patrícia Vanzolini, presidente da OAB-SP
“É uma grande alegria, especialmente para mim, que fui colega de turma da Marilena na universidade e segui com ela a carreira no magistério, na PUC-PR. Também nascemos na mesma cidade. Ela não mudou nada, está sempre com o olhar voltado para os outros, agora os 80 mil advogados do Paraná. É uma profissional à frente do seu tempo.”
Tarcísio Kroetz, presidente do IAP e do CESA-PR
“Estamos hoje trabalhando com a questão da igualdade de gênero, com a questão do empoderamento. E por que não uma mulher fazer um trabalho excelente, como a dra. Marilena vem fazendo nesses primeiros meses de uma nova fase? Sabemos que a OAB é uma instituição importantíssima para a estrutura da Justiça e tendo à frente uma pessoa ponderada, equilibrada, que consegue concatenar todas as ideias essenciais, essa posse se torna um marco muito importante.”
Luiz Osório Moraes Panza, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná
“É fundamental eleger uma mulher para dirigir uma instituição como a Ordem dos Advogados do Brasil. A Ordem dá um grande exemplo. Nós da Assembleia Legislativa do Paraná temos uma interlocução permanente com a OAB nos mais variados temas, relações republicanas de alto nível, que nós queremos manter.”
Luiz Cláudio Romanelli, 1º secretário da Assembleia Legislativa do Paraná
“Estou extremamente emocionado e feliz pela OAB Paraná estar empossando sua primeira presidente mulher. A Ordem é uma parceira eterna da Junta Comercial e tenho certeza de que esse bom relacionamento vai continuar com a Dra. Marilena Winter.”
Marcos Rigoni, presidente da Junta Comercial do Paraná
“É gratificante vermos uma mulher assumindo pela primeira vez a OAB Paraná. Desejamos que seja uma gestão profícua. Quanto ao relacionamento da comunidade israelita, temos uma interação muito grande com a Comissão de Direito e Liberdade Religiosa, anualmente participamos de eventos conjuntos. Desejamos muito sucesso a essa gestão e que a paz volte ao mundo todo.”
Isaac Baril, presidente da Federação Israelita do Paraná
“Vejo como um avanço ter uma mulher à frente da OAB Paraná, é uma alegria podermos constatar que na nossa categoria e chegamos a esse estágio de ter representatividade feminina, valorização e uma gestão comprometida e séria, em prol da advocacia. A dra. Marilena é uma figura espetacular e a escolha dela faz a OAB crescer e inovar.”
Dalton Borba, vereador de Curitiba
“A Ordem inova na medida em que coloca em prática aquilo que sempre pregou, a igualdade de gênero, a participação ativa das mulheres advogadas, e para nós da Procuradoria é um orgulho, pois é a primeira advogada pública que chega a esse posto de presidente da seccional. Para nós procuradores é uma honra ter esse reconhecimento.”
Vanessa Palacios, procuradora geral do município de Curitiba