Sipat da OAB Paraná tem início com palestra sobre assédio no ambiente de trabalho

A Comissão Interna de Prevenção ao Acidente e ao Assédio (CIPA) da OAB Paraná realizou nesta segunda-feira (21) a abertura da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT 2024. O evento contou com a participação dos coloboradores da seccional, que acompanharam a abertura no auditório, e das subseções, que puderam participar na modalidade on-line.

A presidente da CIPA, Alessandra Morikava, destacou que a SIPAT tem como objetivo reforçar hábitos de saúde e segurança no ambiente de trabalho. “Cada um de nós desempenha um papel fundamental da prevenção de acidentes”, disse Alessandra,  que também atua na seccional como gerente de secretaria dos Órgãos Colegiados.

O conselheiro estadual da OAB Paraná André Passos esteve presente na abertura, que contou com a palestra do juiz do Trabalho, Luciano Augusto de Toledo Coelho.

O convidado do primeiro dia do evento falou sobre “Assédio no ambiente de trabalho” e abordou o assédio moral e sexual. Ele falou sobre violações aos atributos de personalidade valorativa; físicos, psíquicos e culturais.

Coelho mostrou que a Lei 14.457/2022 resultou trouxe a mudança do nome da Cipa, que passou a incluir a palavra assédio. O magistrado mostrou ainda exemplos práticos de situações que já foram levadas ao Judiciário, pontuou a importância de os colaboradores conhecerem seus direitos e como a empresa ou entidade pode prevenir situações abusivas.

A Sipat vai até o dia 25 de outubro e contará ainda com palestras sobre saúde mental, hábitos saudáveis e a impotância da qualidade do ambiente de trabalho para a prevenção de doenças ocupacionais.