A Diretoria da Jovem Advocacia da OAB Paraná lançou na última quarta-feira (27/7) um programa de formação de lideranças voltado aos presidentes e diretores das Comissões da Advocacia Iniciante de todas as subseções da OAB no estado.
“A proposta visa a formação e capacitação da estrutura dirigente da jovem advocacia desenvolvendo habilidades interpessoais e de relacionamento, ampliando o potencial e o compromisso de cada líder”, explica a diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valério.
O primeiro encontro contou com a presença do advogado Marcus Bittencourt, com o tema “Características de um líder extraordinário”. Ao longo da formação serão realizadas palestras sobre oratória, letramento racial e desenvolvimento interpessoal. Os encontros acontecerão uma vez por mês. Os próximos estão agendados para os dias 31 de agosto, 28 de setembro e 26 de outubro.
“A jovem advocacia vem conquistando relevância no cenário brasileiro, não somente pelo volume de advogados, mas também pelas características de uma juventude engajada, participativa, com senso de comunidade e espírito transformador”, diz Fernanda Valério.
A diretora da seccional destaca que, institucionalmente, grandes conquistas definem novos espaços de decisão e instrumentos de inclusão, desde a promoção de ações afirmativas até a participação efetiva nos Conselhos Seccionais. Contudo, mesmo com todos os esforços institucionais, parcela significativa da advocacia ingressante sofre as mazelas da inexperiência e do mercado competitivo.
“Tendo este cenário em vista, as lideranças da jovem advocacia têm por missão a prestação de apoio e defesa dos interesses da jovem advocacia, por meio de uma gestão estratégica, capacitação, valorização e inclusão”, afirma Fernanda.