Foi aberto na manhã desta terça-feira (25/9) na OAB Paraná o Seminário de Direito Securitário, com as presenças do presidente da Comissão de Direito Securitário da OAB Paraná, Reinaldo Mirico Aronis, da advogada Anne Caroline Wendler e do advogado e professor Adilson Campoy. Primeira a palestrar, Anne Caroline abordou aspectos da análise econômica do Direito, aspectos legais do seguro, a judicialização dos contratos e ainda o comportamento do consumidor contemporâneo.
“Quando se ouve falar em análise econômica do Direito a primeira relação que se faz é com a moeda. Mas, em vez disso, esse campo de estudo trata do comportamento humano, pesquisando sobre as ponderações que levam o consumidor a agir de uma ou outra maneira”, afirmou.
Para ilustrar sua assertiva, a advogada citou uma pesquisa no campo do Direito Civil feita pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com autores de ações de São Paulo, Rio Grande do Sul e Pará. “Equivoca-se quem pensa que o direito violado é a única motivação da ação. A pesquisa apontou três outros motivadores principais: o baixo custo associado ao baixo risco; a perspectiva de ganhos; o uso instrumental da Justiça para, por exemplo, postegar um pagamento ou forçar um acordo”, citou.