Sob a condução de seu presidente, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) realizou nesta segunda-feira (29/1) a cerimônia de abertura do ano judiciário. Dentre os componentes da mesa figuravam o ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná (MP-PR), Gilberto Giacoia. A advocacia foi representada pelo secretário-geral da OAB Paraná, Henrique Gaede. Ele levou aos presentes a saudação da presidente Marilena Winter, que não pôde participar da solenidade em função de compromissos na representação da advocacia paranaense em Maringá.
“Este é um momento que tem a marca da esperança.
Carlos Drummond de Andrade foi muito feliz ao classificar, no poema ´O Tempo´, como genial a ideia de fatiar o ano em 12 partes. Depois de entregarmos os pontos em dezembro, entra, como ele definiu, o milagre da renovação. Assim, com renovado ânimo, todos nós que atuamos no sistema de justiça, reafirmamos, neste alvorecer de 2024, o nosso compromisso de trabalhar pela Justiça e pelo bem comum”, declarou.
Gaede agradeceu pela atenção dada pela corte aos pleitos da classe, como a retomada plena do atendimento presencial na justiça estadual e a orientação para que os magistrados observem, quando da conversão da audiência virtual em presencial, a necessidade de intimação prévia das partes e dos advogados com suficiente antecedência, de modo que todos possam planejar seus deslocamentos e agendas de compromissos.
O secretário-geral da OAB Paraná também aproveitou para reiterar o apelo da classe por investimentos no primeiro grau de jurisdição. “É, afinal, nessa esfera que a Justiça está mais perto do cidadão. É o que dá sentido à estrutura do Judiciário e a todos os esforços para seu bom andamento. Seguiremos, com o Observatório da Justiça, identificando e mapeando situações concretas que mereçam atenção, sempre no sentido de buscar soluções pelo diálogo interinstitucional, tão bem pavimentado, tendo como meta a melhoria do sistema”, disse.