Seccional presente no III Encontro Nacional de Ouvidores da OAB

A ouvidora-geral da OAB Paraná, Maria Helena Kuss, participa em Brasília do III Encontro Nacional de Ouvidores da OAB. O encontro foi aberto na tarde desta segunda-feira (5) pelo presidente nacional Claudio Lamachia e prossegue até amanhã. O ouvidor nacional da OAB, Elton José Assis, fez as considerações iniciais e depois abriu a palavra aos ouvidores para exposição do funcionamento e atribuições das ouvidorias em cada seccional.

Nesta terça-feira (6), serão discutidos vários temas visando o aprimoramento do atendimento dos advogados por meio dos ouvidores, como a definição de normas gerais acerca da competência e atribuições das ouvidorias das seccionais, a elaboração de um manual de rotinas e protocolos, a independência das ouvidorias no cenário organizacional da OAB, o projeto de implantação de uma rede nacional de ouvidorias da OAB e de um banco de dados compartilhado, entre outros.

No discurso de abertura do III Encontro Nacional de Ouvidores, Claudio Lamachia defendeu que o ato sirva para o aprimoramento e fortalecimento das ouvidorias das seccionais da Ordem. Lamachia destacou que a ouvidoria é um canal fundamental de comunicação da Ordem com a sociedade. Três presidentes seccionais acompanharam a abertura do encontro: José Augusto Araújo de Noronha (OAB-PR), Paulo Maia (OAB-PB) e Juliano Costa Couto (OAB-DF).

“Estamos cada vez mais imbuídos na ideia de fortalecimento das ouvidorias”, disse Lamachia. “Tenho convicção de que este evento é importantíssimo para que cada vez mais tenhamos uma verdadeira integração na advocacia e da advocacia com a cidadania. Ou seja, a partir das ouvidorias é que temos essa condição tão importante de comunicação com a sociedade. Esse terceiro encontro nacional de ouvidores tem como base a ideia de nós aprimorarmos mais ainda as nossas ouvidorias. Demonstrarmos a todos os nossos colegas e a todas as seccionais a importância que tem a ouvidoria no seio da OAB”, declarou Lamachia.

Com informações do Conselho Federal