Sala da OAB na Justiça Federal passa por revitalização e está aberta à advocacia

A sala da OAB na sede da Justiça Federal, em Curitiba, foi entregue nesta terça-feira (10/9) revitalizada e adaptada às atuais demandas da advocacia. A cerimônia de reinauguração contou com a presença da presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, do diretor tesoureiro, Luiz Fernando Pereira, da diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valerio, da conselheira federal Silvana Niemczewski, do conselheiro estadual Leandro Murilo Pereira, da diretora do Fórum, Luciana da Veiga Oliveira e do professor e desembargador federal aposentado Vladimir Passos de Freitas.

“Para nós é importante fazer o registro deste momento, porque esses espaços são preciosos para o trabalho diário dos advogados. O fato de estarmos num prédio do Poder Judiciário tem um simbolismo e representa o convívio saudável que a advocacia mantém com as instituições”, disse a presidente Marilena Winter.

A presidente lembrou que a forma de exercer a advocacia vem se modificando. “A requalificação deste espaço nos pareceu necessária, oportuna e adequada. Temos equipamentos renovados, local mais bonito e confortável. A casa é nossa. Que todos os que aqui militam façam um excelente uso desse espaço”, desejou Marilena.

A sala possui novos computadores, internet, câmeras, scanner e mobiliário. Ela funciona de forma automatizada. Não há atendentes no local, mas há um atendimento on-line à disposição, que pode ser acionado por meio de um QRCode. O apoio, em caso de problemas com os computadores ou impressora, é feito remotamente. Há também suporte técnico por um número de telefone 0800. Quem frequenta a sala tem acesso gratuito ao Jusbrasil. Todo o ambiente é monitorado.

Acompanharam a solenidade membros de várias comissões da OAB Paraná. O presidente da Comissão de Direito Tributário, Fábio Grillo, disse que a advocacia tributarista sai “alegre e efusiva” com a nova sala da OAB. “Muitos pensaram que, com a pandemia, esses espaços ficariam obsoletos, mas ao contrário, eles vêm ajudar muito os advogados de outras cidades e estados, e também a advocacia iniciante. Esse apoio que a ordem dá é fundamental”, afirmou Grillo.

O presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Adriano Celso de Souza, estendeu os agradecimentos à presidente da OAB e à diretora do fórum. “Especialmente depois da pandemia, este espaço se tornou de extrema importância para a jovem advocacia”, disse.

“Aqui os advogados que atuam no direito tributário, ambiental, administrativo, previdenciário, se sentirão em casa. Temos espaço para fazer sustentação oral, audiência, estações de trabalho, tudo com muita qualidade”, completou a diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valerio.

O professor Vladimir Passos de Freitas, que prestigiou a cerimônia, parabenizou a OAB Paraná. “A Ordem dos Advogados está de parabéns por essa remodelação que torna a sala adequada à realidade de hoje. Parabéns à Justiça Federal por saber da necessidade dessa interlocução com a classe dos advogados”, declarou.