Sabatinas com candidatos à Prefeitura de Curitiba da OAB Paraná têm início com Cristina Graeml

A candidata Cristina Graeml (PMB), foi a primeira da série de sabatinas com os candidatos à Prefeitura Municipal de Curitiba, realizada pela OAB Paraná nos dias 19 e 20 de setembro.

Ao abrir os trabalhos, a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, ressaltou que as sabatinas com os candidatos constituem uma iniciativa já tradicional da OAB Paraná. “É da vocação da Ordem dos Advogados a promoção da Justiça, da cidadania e da democracia”. A advogada explicou que a sabatina da OAB Paraná dá iguais oportunidades de participação e tempo para todos os candidatos e candidatas.

Em sua apresentação inicial, a candidata agradeceu o espaço dado pela OAB Paraná. “Não tenho sido chamada para debates e sabatinas. Então agradeço muito por estar aqui. Ela falou de suas profundas raízes curitibanas, de sua trajetória profissional como repórter de TV e das motivações que a fizeram apresentar-se como candidata. “Conheço bem o funcionamento do Estado brasileiro por ter acompanhado como jornalista, nos últimos 34 anos, tudo o que aconteceu no Brasil. Entendi a demanda dos que me propuseram o desafio de gerir Curitiba”, disse.

Transporte

A primeira pergunta dirigida a Cristina Graeml tratou da tarifa mais barata no transporte público aos domingos. “Embora pareça eleitoreira, a medida já foi aplicada em governos passados e não quebrou o município. Não tenho os dados exatos do orçamento, na condição de candidata, mas prometo estudar esse tema quando estiver na prefeitura. Pagamos a passagem mais cara do país. Em Santos (SP), com o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) a pleno vapor, a tarifa é de R$ 5,50”.

A candidata, contudo, descartou a hipótese de tarifa zero. “É impossível. Não existe almoço grátis. Vai precarizar outros serviços se tiver tarifa zero”, disse pontuando que o valor de custo da passagem seria de R$ 7,09. “O dinheiro a mais é bancado por subsídios do poder público. A tarifa domingueira é possível porque a demanda é muito menor nesse dia, mas temos de discutir com a cidade para saber se essa é uma prioridade. Só farei isso junto com a população curitibana”.

Economia

Questionada sobre o que fará para apoiar pequenas e médias empresas, Graeml listou como medidas a anistia para os multados da pandemia, ponderando que muitas empresas quebraram porque foram multadas enquanto tentava preservar os empregos.

A candidata avalia que o empreendedores não conseguem recuperar seus negócios por estarem na dívida ativa. “Defendemos a liberdade econômica, a livre iniciativa. Aulas de empreendedorismo e oratória nas escolas”, disse. A jornalista levantou a proposta de recriar da Secretaria de Indústria Comércio e Serviços para promover o diálogo entre o setor público e a iniciativa privada.

População de rua

Para Graeml, o aumento da população de rua é uma das principais preocupações do curitibano, de qualquer faixa etária ou classe social. “Temos a sexta maior população de rua do país e o curitibano se sente impotente em não poder ajudar. Há também uma preocupação muito grande em termos de segurança pública, com os criminosos infiltrados”.

Para a candidata, Curitiba tem uma quantidade de abrigos razoável. Ela pretende também implantar um projeto que chamou de Trilha do Resgate, para dar assistência terapêutica e religiosa a quem quiser. “Ninguém jamais tentou convencer essas pessoas a aceitar assistência. Curitiba é uma cidade com maior número de terapeutas holísticos e podemos trazer essas pessoas como parceiras”, propôs.

Pavimentação

A última questão sorteada para a candidata versou sobre a meta de asfaltamento. “É uma dor do curitibano a maquiagem do asfalto de má qualidade. Não há como fazer asfalto em uma gestão. Vamos focar na qualidade da pavimentação”, prometeu.

Na mensagem final, a candidata enumerou mais algumas de suas propostas: a implantação de um conselho de notáveis com voluntários disponíveis para contribuir e um processo seletivo para escolha de secretários municipais. “Quem for servidor técnico vai ter a oportunidade de ser secretário municipal”, afirmou.

Sobre a sabatina

Todos os 10 candidatos à Prefeitura de Curitiba participam das sabatinas da OAB Paraná, que têm como objetivo promover a cidadania e a democracia. Um sorteio definiu a ordem de participação.

Os candidatos respondem a questões definidas também por sorteio. Os temas são relacionados ao cotidiano da gestão municipal, como saúde, educação, habitação, mobilidade urbana, meio ambiente, cultura e gestão administrativa.

Nesta quinta-feira também foram sabatinados os candidatos Luizão Goulart (Solidariedade), Eduardo Pimentel (PSD), Luciano Ducci (PSB), e Felipe Bombardelli (PCO). Confira aqui na íntegra a apresentação de todos os candidatos da primeira etapa das sabatinas.

Nesta sexta-feira (20/9), os outros cinco candidatos — Maria Victoria (PP), Ney Leprevost (União Brasil), Professora Andrea Caldas (PSOL), Roberto Requião (Mobiliza) e Samuel Mattos (PSTU) — serão também sabatinados. A série começa às 19h, novamente com transmissão pelo canal da OAB Paraná no Youtube.