Requião enfatiza olhar para questões sociais em sabatina da OAB Paraná

O ex-governador Roberto Requião (Mobiliza) foi o quarto candidato à prefeitura de Curitiba a se apresentar na segunda bateria de sabatinas promovida pela OAB Paraná, nesta sexta-feira (20/9).

Requião, que já foi prefeito de Curitiba, relembrou ações de sua gestão e citou recentes papéis que exerceu, como o de presidente do Componente Latino-Americano do Organismo ao Parlamentar do Mercosul. Ele também se definiu como candidato antissistema.

Educação

Em relação às prioridades na política educacional, o candidato planeja investir em educação integral e formação continuada dos professores, com escolas públicas em todos os bairros. “Quem mora em um bairro tem que ter empego perto e escola para os filhos”, disse ele ao explicar que acredita que a cidade tem de funcionar em um modelo de vila, onde as pessoas possam viver com tudo que precisam em seu entorno, sem precisarem cruzarem grandes trecho no transporte público, o que acabaria por sobrecarregar o sistema de transporte.

Economia

A respeito das estratégias para geração de empregos, Requião relembrou que, enquanto governador do estado, reduziu impostos das empresas para estimular a empregabilidade. Ele afirmou que repertirá essa medida com os impostos “A prefeitura pode de todas as maneiras estimular a abertura de pequenos neegpicios. Empresas de pequeno porte geram 70% dos empregos”, apontou.

Sobre as pessoas que vivem em situação de rua, o candidato defendeu que as políticas sejam desenvolvidas com solidariedade. “Pessoas de rua para mim não são pessoas de rua. São pessoas como eu e vocês, pessoas humanas, que merecem respeito”, disse o sabatinado. Para ele, o atendimento deve ser personalizado.

Planejamento urbano

Questionado se a responsabilidade pelas calçadas deve ser da Prefeitura ou dos cidadãos, Requião respondeu: “É preciso pensar na cidade como uma máquina de morar como um todo.”. “A responsabilidade é da Prefeitura, mas nada impede que a pessoa cuide da calçada”, sintetizou.

“Espero que Curitiba venha a ser conhecida como a melhor cidade do país em função das políticas sociais. Tem povo atrás dos monumentos”.

Nas considerações finais, ele reiterou a importância da educação e frisou que as creches devem ser públicas. “Não estou só pedindo voto. Estou dizendo o que eu penso e tentando influenciar as pessoas de alguma forma”, finalizou Requião.

Sobre a sabatina

Todos os 10 candidatos à Prefeitura de Curitiba participam das sabatinas da OAB Paraná, que têm como objetivo promover a cidadania e a democracia. Um sorteio definiu a ordem de participação.

Os candidatos respondem a questões definidas também por sorteio. Os temas são relacionados ao cotidiano da gestão municipal, como saúde, educação, habitação, mobilidade urbana, meio ambiente, cultura e gestão administrativa.

Na primeira etapa, na quinta-feira (19/9) foram sabatinados os candidatos Cristina Graeml (PMB), Luizão Goulart (Solidariedade) Eduardo Pimentel (PSD), Luciano Ducci (PSB) e Felipe Bombardelli (PCO). Confira aqui na íntegra a apresentação de todos os candidatos da primeira etapa das sabatinas.

Também nesta sexta-feira, os outros quatro candidatos estão sendo sabatinados — Maria Victoria (PP), Ney Leprevost (União Brasil), Professora Andrea Caldas (PSOL) e Samuel Mattos (PSTU). A íntegra do segundo dias de sabatinas também está no canal da OAB Paraná no Youtube.