Renovação da parceria do Grupo Interinstitucional de Gênero marca a conclusão da III Conferência das Mulheres Advogadas da OAB Paraná

Um painel do Grupo Interinstitucional de Gênero marcou o encerramento da III Conferência das Mulheres Advogadas da OAB Paraná. A presidente da seccional, Marilena Winter, presidiu a mesa, que também contou com a presença da coordenadora do grupo e procuradora de Justiça do Ministério Público do Paraná, Monica Louise de Azevedo. O evento também marcou a assinatura da renovação do termo de parceria das entidades que compõem o grupo.

Também estiveram à mesa a diretora da Jovem Advocacia da OAB Paraná, Fernanda Valério, e presidente da Comissão da Mulher Advogada, Emma Pallu Bueno, que representam seccional paranaense no grupo.  Participaram do grupo de expositoras representantes das demais entidades que compões da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), juíza Flavia da Costa Viana, da Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região), Sandra Mara Flugel Assad, da Associação Paranaense do Ministério Público, Lucimara Rocha Erlund, da Defensoria Pública do Estado Do Paraná, Livia Martins Laomao Brodbeck e Silva, Defensoria Pública da União, Rafaella Mikos Passos.

“Esse grupo vem crescendo e se fortalecendo e é exemplar para o que estamos construindo. Quero agradecer a todas que nos chamaram para esse diálogo interinstitucional. Mostra a maturidade das instituições”, disse a presidente Marilena ao abrir os trabalhos

“Celebramos a renovação parcerias das instituições do Sistema de Justiça do Estado do Paraná que se reúnem para tratar de um tema tão relevante”, afirmou Mônica. “Esse grupo é pioneiro no Brasil todo. Sua existência é de se celebrar, o fato estarmos discutindo as questões que se referem ao nosso cotidiano, ao acesso das mulheres aos direitos e também os olhares voltados para nossa instituições, como elas funcionam e como devem funcionar.  Somos referência nacional e é muito especial a que renovação nesse espaço da advocacia”, afirmou Mônica.

A representantes das instituições que compõem o grupo tiveram a oportunidade de relatar como têm sido suas vivências, as políticas implementadas em seus respectivos espaços de atuação.

“Ao encerrar esse painel encerro também a conferência das mulheres advogadas.
Perceber essa comunhão de esforços das mulheres do Sistema de Justiça mostra que há algo que nos une. Os obstáculos persistem, mas há a coragem para que esses obstáculos sejam superados”, concluiu a presidente da da OAB Paraná.