Um Relicário dedicado à memória de funcionários do Sistema OAB, conselheiros seccionais, federais, advogadas e advogados que faleceram em decorrência da covid-19 em todo o país foi lançado ontem pela OAB Nacional durante sessão do Conselho Pleno desta segunda-feira (19/9). A diretoria nacional da OAB entregou para um representante de cada uma das 27 bancadas uma placa do relicário, com os nomes de todos os falecidos em cada estado, com a seguinte dedicatória: “Seus nomes e legados estarão, para sempre, nas páginas da História nacional, e suas lembranças, na memória coletiva e afetiva da OAB”. Também foi exibido um vídeo com depoimentos de familiares de servidores, advogados e conselheiros falecidos em função da doença. Coube à conselheira federal Ana Cláudia Pirajá Bandeira receber a placa referente ao Paraná. Os demais conselheiros federais titulares — Rodrigo Rios e José Augusto Araújo de Noronha — também prestigiaram a solenidade.
O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, destacou que “luto” deve ser encarado como um verbo. “O nosso Relicário será esse espaço para não esquecermos que não estamos sozinhos. De que somos e carregamos a história desses mais de mil e trezentos profissionais que partiram. Selamos o compromisso de que o nosso luto significa luta”, apontou.
“São perdas que nos defrontam com um sentimento intenso de finitude de si e do outro. Causa-nos um sentimento forte de separação, de ausência e de dor, especialmente por se tratar de pessoas queridas. De membros da nossa classe, de trabalhadores que dedicaram suas vidas ao Sistema OAB. O esforço da Ordem é homenagear cada uma dessas vidas perdidas e levar conforto às famílias e aos amigos que sofreram este luto. Reitero que o legado desses nomes nos transformará por dentro. Eles nos motivarão a seguir em frente”, completou Simonetti.
O presidente aproveitou para anunciar que, em breve, será lançado um concurso artístico para a escolha do monumento em homenagem aos mortos – proposição apresentada por ele e pelo procurador nacional de Defesa das Prerrogativas, Alex Sarkis, em 2021. “Será um momento importante de deixar esse registro em nossa casa. E além do monumento, registraremos também em vídeo e em livro a história dos nossos estimados colegas”, afirmou Simonetti.
Memória
A apresentação das linhas gerais do relicário foi feita pela secretária-geral da OAB Nacional, Sayury Otoni, que realizou a articulação do Conselho Federal com as seccionais para efetivar a iniciativa. “Preservar essas memórias é um ato de justiça, é uma forma de eternizar a vida. Por isso, neste 19 de setembro, lançamos o relicário que homenageia os advogados, as advogadas, os servidores e as servidoras que nos deixaram pela covid-19. As memórias preservadas são testemunhos de trajetórias de pais, mães, amigos e colegas de trabalho. É a nossa forma de dizer que todas essas vidas importam. Reunir todo o material apresentado foi um trabalho árduo, são dados dolorosos de uma realidade que grita fundo na alma”, disse a diretora.
Acesse o site do Relicário da Advocacia.
Confira o vídeo em homenagem a algumas das vítimas da covid-19