Promotores substitutos tomam posse no Ministério Público do Paraná

O Ministério Público do Paraná (MPPR) recebeu 17 novos promotores substitutos em uma cerimônia de posse realizada na sexta-feira (20/9), na sede da instituição, em Curitiba. A solenidade foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti, e contou com a presença de membros do MPPR, de autoridades, familiares e amigos dos empossados. A OAB Paraná foi representada pela conselheira seccional Silvia Gomm.

Durante a cerimônia, os novos promotores receberam as vestes talares de seus familiares. Em seguida, prestaram o compromisso legal e assinaram o termo de posse, lido pela promotora de Justiça Fernanda da Silva Soares, secretária do Conselho Superior do Ministério Público.

O procurador-geral Francisco Zanicotti, então, destacou três pilares essenciais para a atuação dos promotores: pertencimento, propósito e histórias. Ele afirmou que ter um propósito significa colocar o conhecimento em ação e ser um farol contra as injustiças. “A felicidade também vem do contato com histórias de vida, permitindo atuar com amor e compaixão. Tenho certeza de que vocês, como promotores de Justiça, terão muitas histórias incríveis para contar e que juntos alcançaremos grandes conquistas”, concluiu.

Exemplo

Em nome do grupo, o promotor substituto Felipe Miguel de Souza expressou agradecimentos a Deus, aos familiares, amigos e a todos os integrantes do MPPR ao longo de seus 133 anos de história. Ele destacou a importância da instituição como um exemplo republicano no Brasil.


Souza também compartilhou a motivação que o levou a escolher a carreira no Ministério Público: “Como não ser do Ministério Público? Como não lutar por igualdade, dignidade e pleno exercício dos direitos humanos, especialmente em uma sociedade marcada por desigualdade social, racismo e intolerância?”, questionou.

Um concurso público selecionou o grupo que acaba de ingressar no MPPR. Outros 27 aprovados tomarão posse ao longo do período de validade do certame, que é de dois anos.