“A diretoria tem um plano de aproximar ao máximo a nossa instituição da comunidade e para isso contamos com o engajamento de todas as comissões”, disse o vice-presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, ao abrir a reunião, ao lado do secretário-geral Eroulths Cortiano Júnior, do diretor tesoureiro Oderci José Bega e do presidente da Caixa dos Advogados do Paraná, José Augusto Araújo de Noronha.
Em nome da diretoria, o vice-presidente agradeceu as realizações das comissões nos últimos dois anos, lembrando que elas têm um papel fundamental na Ordem. “Vimos muitas reuniões abertas, simpósios, encontros, refletindo a preocupação em aprimorar os conhecimentos jurídicos dos nossos colegas, em trazer conhecimentos multidisciplinares. Algumas comissões tiveram a feliz ideia de ir às ruas, às praças, fazendo um trabalho junto à população. Sabemos que algumas comissões têm um perfil mais voltado à cidadania, mas estamos propondo um esforço de criatividade para que de alguma forma, unindo-se a outras comissões, todas procurem realizar esse tipo de trabalho”, explicou Telles.
Presidentes, vice-presidentes e membros das comissões que participaram do encontro, realizado na sala do Conselho Pleno, comemoraram e prontamente se engajaram à proposta. O presidente da Comissão de Estudos Constitucionais, Alexandre Quadros, considerou a ideia de centralizar os esforços em ações de promoção da cidadania muito positiva e, inclusive, propôs a realização de um evento da OAB, de atendimento à população, unindo todas as comissões.
“Essa proposta de aproximar a Ordem da população é fabulosa”, afirmou a presidente da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero, Sandra Lia Bazzo Barwinski. A ideia também foi elogiada pela presidente da Comissão de Direito de Família, Adriana Hapner. “Participamos de uma ação organizada pelo RIC TV, no ano passado, e a procura foi imensa”, contou. Presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, Maria Cristina dos Santos sugeriu a formação de parcerias com outras instituições.
A vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Melina Fachin, destacou que a sua comissão pretende se expandir geograficamente, interiorizando suas ações e incentivando a formação de comissões ou núcleos regionais nas subseções, e também ampliar o foco do trabalho, indo além do atendimento à população carcerária. “Portanto, temos condições sim de contribuir com esse plano da diretoria”, afirmou.
Juntas, as comissões da OAB reúnem perto de 1.300 advogados voluntários que atuam em várias frentes: em questões ligadas diretamente à advocacia, como prerrogativas e honorários; em defesa dos direitos humanos e sociais, como igualdade de gênero, igualdade racial, liberdade religiosa, criança e adolescente, idoso, refugiados e migrantes, políticas sobre drogas; e nas mais variadas áreas e especializações do Direito – Previdenciário, Criminal, Consumidor, Ambiental, Eleitoral, de Família, do Trabalho e muitos outros.