Projeto Valorização da Advocacia chega a Pitanga

O projeto Valorização da Advocacia tem nesta semana uma nova rodada de palestras, desta vez nas subseções da OAB de Pitanga e Guarapuava. Nesta quinta-feira (6/6) o projeto chega a Pitanga, a 13ª cidade contemplada com essa iniciativa da seccional de levar atualização e novas perspectivas profissionais para a advocacia de todo o Paraná.

Com a presença de diretores da OAB Paraná, da Caixa de Assistência dos Advogados e dos palestrantes convidados, o evento debate temas escolhidos a partir de uma consulta à advocacia local. Em Pitanga estão em discussão a precificação de honorários como forma de valorização e encantamento de clientes, a ser abordado pelo vice-presidente da seccional, Fernando Deneka; o marketing jurídico no Instagram e nas redes sociais e as ferramentas estratégicas para crescimento dos escritórios, com André Portugal; e técnicas de mediação para solução de conflitos, com Daniela Frehner de Freitas.

Atualidade

O evento foi aberto no início da tarde pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, que elogiou a escolha dos assuntos por estarem alinhados a questões muito atuais. Uma delas é a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que na última quarta-feira definiu que a penhora de salários, aposentadorias, pensões ou saldo de poupança de até 40 salários-mínimos para honorários advocatícios não se enquadra na categoria de prestação alimentícia. Para Marilena Winter, a decisão foi um retrocesso e deverá ser discutida.

A presidente da seccional destacou a importância de compreender sobre marketing jurídico, como forma de valorizar o trabalho da advocacia, e também de conhecer os meios autocompositivos de resolução de conflitos. “A utilização da autocomposição é algo que merece muita atenção. Devemos olhar a mediação como um nicho de mercado e aqueles que dominarem esse conhecimento certamente estarão um passo à frente”, disse Marilena.

O vice-presidente Fernando Deneka ressaltou que a presença da diretoria da OAB em Pitanga representa a intenção de valorizar a advocacia. Deneka lembrou de lutas conjuntas, como o pedido para mais um juiz na comarca, que, segundo ele, deverá ser nomeado em breve pelo Tribunal de Justiça. “A OAB estará sempre junto para garantir conquistas que beneficiem a advocacia e toda a população”, destacou.

Benefícios

As ações e projetos da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAPR) foram apresentados pela vice-presidente da CAAPR, Kelly Cristina de Souza, que reiterou a preocupação da Caixa com o bem-estar da advocacia. “Além dos benefícios estatutários, nossos projetos e campanhas buscam melhorar significativamente o bem-estar e a saúde dos advogados, e apoiar o exercício profissional com disponibilização de ferramentas e espaços físicos”, pontuou.

A presidente da subseção de Pitanga, Geovania Dziubate, agradeceu a realização do Valorização da Advocacia naquela cidade. “Desde logo constatamos a importância desse projeto. Escolhemos temas que estão de fato ligados ao nosso cotidiano”, afirmou.

Coordenadora do projeto, a advogada Érica Kovalechen comentou sobre o entusiasmo com que as subseções recebem a ideia. “É uma satisfação trazer para Pitanga o que temos levado para todo o estado. Cada cidade por onde passamos nos engrandece”, disse Érica.

Guarapuava

Nesta sexta-feira (7/6), o projeto Valorização da Advocacia estará em Guarapuava. Serão debatidos os mesmos temas, com a diferença de que a precificação de honorários será apresentada pelo diretor tesoureiro da seccional, Luiz Fernando Casagrande Pereira. O evento tem início às 8h30, na sede da subseção.