A disseminação de informações sobre direitos e deveres dos cidadãos é foco do projeto Semeando Cidadania, promovido pela OAB Palotina em escolas estaduais da cidade. A iniciativa foi selecionada nesta gestão para integrar o Programa de Financiamento da Excelência na Advocacia Paranaense (Proex) da OAB Paraná e tem atuado com o intuito de promover a melhoraria do ambiente e do convívio entre colegas no ambiente escolar.
De acordo com o presidente da OAB Palotina, Evandro Mauro Vieira de Moraes, a ideia surgiu no ano de 2018, período em que a subseção realizou a primeira etapa do projeto. A iniciativa vem sendo realizada desde então, com um breve intervalo no período da pandemia.
“O projeto envolve a OAB, universidades e autoridades (Poder Judiciário, Promotoria e Polícia Militar). Os alunos passam por um aprendizado com os acadêmicos e advogados sobre direitos e deveres com a intenção de auxiliar os mesmos em seu crescimento, na relação com colegas, professores e família. Também conhecem estruturas de trabalho, passando por palestras de juízes, promotores e Policial Militar”, esclarece Moraes.
Ao focar na convivência pautada na tolerância, no diálogo e no respeito às diferenças, a iniciativa visa assegurar que os conflitos inerentes ao relacionamento humano sejam resolvidos de forma não violenta, nos valores como: paz, justiça, liberdade, equidade, solidariedade, tolerância e respeito pela dignidade humana.
Sobre o Proex
O Proex é viabilizado por um fundo formado por recursos disponibilizados pela seccional, oriundos da economia gerada pelo redimensionamento do quadro de pessoal das subseções e da seccional na gestão 2022/2024; dos valores arrecadados por meio de campanhas de recuperação da inadimplência de anuidade, com participação das subseções; e por recursos da seccional, a critério da diretoria. A iniciativa garante o retorno dos recursos para as subseções em aumento de repasses, com maior autonomia para a gestão.