Projeto OAB nas Escolas tem treinamento para atuar junto ao público infantojuvenil

Os membros de comissões da OAB Paraná que participam do projeto OAB nas Escolas receberam um novo treinamento nesta terça-feira (30/1). O conteúdo esteve relacionado ao eixo 2 do projeto, direcionado ao público infantojuvenil.

O OAB nas Escolas é um projeto antigo da seccional, mas foi ampliado para atender um público maior e envolver mais comissões. O lançamento deste novo modelo ocorreu no último dia 24, quando foi realizada a formação voltada à atuação junto aos profissionais da educação (eixo 1). Relembre aqui.

A apresentação geral foi feita pela vice-presidente da Comissão da Advocacia Iniciante, Katiely Lemes Ribeiro. Ela explicou que quatro comissões vão trabalhar no eixo 2: Advocacia Iniciante, das Mulheres Advogadas, do Pacto Global e dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Também orientaram o treinamento a coordenadora do projeto, Rafaela Kuster, a presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, Bruna Saraiva, o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Walney Coleto Subtil, a presidente da Comissão do Pacto Global, Luciane Maria Trippia, e a secretária-geral adjunta da Comissão das Mulheres Advogadas, Nahomi Helena de Santana.

“Vamos levar às crianças e adolescentes histórias de superação, mostrar o que é ser advogado, falar sobre os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). A ideia é abordar esses assuntos de forma bem leve e lúdica”, adiantou Katiely. Os voluntários conheceram o material ilustrado que vão utilizar com as crianças nas escolas.

No próximo dia 2/2, será realizado o treinamento para o eixo 3, quando o trabalho será realizado com os pais, responsáveis e membros da comunidade. Assim como no eixo 1, o conteúdo está relacionado à prevenção de todas as formas de violência contra crianças e adolescentes.

O projeto

O projeto consiste em visitas a escolas do município de Curitiba, por meio de grupo de advogados designados pela coordenação das comissões, para transmitir aos alunos, profissionais da educação e pais, responsáveis e demais interessados das comunidades envolvidas informações sobre direitos e cidadania a partir do conhecimento dos advogados que integram as comissões da OAB. O objetivo é contribuir para a construção de uma rede de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes.

As comissões que deverão participar dos três eixos desse novo modelo são: Advocacia Iniciante, Advocacia Pública, Verdade da Escravidão Negra, Mulheres Advogadas, Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Defesa dos Direitos Humanos, Direito à Cidade, Direito Previdenciário, Direito Sistêmico, Política sobre Drogas, Direitos da Pessoa com Deficiência e do Pacto Global.