Projeto OAB nas Escolas fomenta diálogo sobre cidadania e eleições em União da Vitória

Alunos do Colégio Estadual Prof. Aziz Domingos, de União da Vitória, acompanharam na manhã desta sexta-feira (8/8) uma programação especial do projeto OAB nas Escolas sobre cidadania e eleições. Os temas foram abordados pela presidente da seccional, Marilena Winter, que falou sobre a advocacia e a defesa da cidadania, e pelo advogado Anderson Ratuchniak, integrante da Comissão da Advocacia Iniciante (CAI) da OAB União da Vitória, que levou noções sobre o sistema eleitoral e a importância da participação cidadão nos pleitos eleitorais.

Ontem tivemos a peça de teatro Construindo Cidadania, uma parceria da OAB e da CAA voltada a crianças do ensino infantil e médio que tem um olhar voltado para a formação da cidadania das futuras gerações, num trabalho coordenado com as escolas. No dia de hoje, juntamente com a Subseção de União da Vitória, estivemos na escola falando com um público um pouco mais velho, de jovens entre 13 a 18 anos, no projeto OAB nas Escolas”, conta Marilena.

“O artigo 227 da Constituição menciona que é dever de toda a sociedade respeitar os direitos das crianças e adolescentes com absoluta prioridade, e não é pouca coisa quando a Constituição fala em absoluta prioridade. A nossa ação tem esse foco voltado às futuras gerações, compartilhando a nossa experiência com os jovens”, pontuou a presidente da OAB Paraná.

Também estiveram presentes os advogados Omar Eddine (presidente da OAB União da Vitória), Augusto Reginatto (secretário geral da OAB União da Vitória), Gabriel Perotti (presidente da CAI da OAB União da Vitória), e Luana Stechechen (membro da CMA e CAI de União da Vitória).

De acordo com o presidente Omar Eddine, o projeto OAB nas Escolas foi encampado com entusiasmo pela Subseção de União da Vitória e é executado desde a última gestão. As visitas às escolas são organizadas de forma coordenada com a Secretaria de Educação e as diretorias das unidades educacionais. “Os nossos advogados voluntários passam noções de direito para alunos do ensino médio e fundamental, com uma linguagem adaptada à faixa etária”, destaca.