O Programa Valorização da Advocacia chegou a Toledo nesta segunda-feira (22). A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, iniciou os trabalhos do evento, que tem como objetivo abrir os horizontes profissionais, com atualização e novas perspectivas de atuação na carreira. Também estiveram presentes o vice-presidente da seccional, Fernando Deneka, a vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), Kelly Cristina de Souza, a coordenadora adjunta de Comissões, Érica Kovalechen, o coordenador de Inovação, Rhodrigo Deda, e o conselheiro seccional e coordenador do Observatório do Judiciário, Emerson Fukushima.
“Para mim, vir a Toledo é uma grande alegria, pois aqui temos uma subseção muito pujante, onde podemos observar como projetos foram evoluindo e avançando”, afirmou a presidente da OAB Paraná. Ela também explicou a importância de o Valorização da Advocacia circular por todo o estado. “A advocacia no nosso estado é una, independentemente do endereço. É nosso dever assegurar condições de forma igualitária a toda a advocacia”, pontuou ao destacar a importância do programa que está rodando todas as regiões do estado.
Marilena também apontou que a cultura da atual gestão procura dar maior autonomia para as subseções, seja ao indicar os temas para abordar no Valorização ou ao possibilitar que apresentem projetos para investimentos voltados à excelência, como ocorre com o Proex.
Aperfeiçoamento
O vice-presidente da seccional, Fernando Deneka, destacou o ambiente de trocas proporcionado pelo projeto Valorização da Advocacia. “Temos profissionais de qualidade em todos os cantos do estado. A tecnologia nos permitiu estudar, se aperfeiçoar, a qualquer hora de qualquer lugar”, enfatizou, acrescentando que os debates realizados pelo projeto ficam disponíveis no Youtube. Deneka, que é um dos coordenadores do Valorização da Advocacia, ao lado da presidente Marilena e da advogada Érica Kovalechen, explicou que os temas são de livre escolha dos advogados, com o propósito de trazer um novo pensamento, novas ideias e novas áreas.
A presidente da subseção de Toledo, Anemere Dulaba, disse que a presença da diretoria no evento engrandece a advocacia e demonstra o respeito que os diretores têm pelo interior. Anemere contou que sempre fez questão de levar o projeto para Toledo, o que só não aconteceu antes por falta de agenda. “Como o objetivo do programa é trazer conhecimento, atualização e novas perspectivas, Toledo optou por temas relevantes para a região”, afirmou.
Os principais benefícios oferecidos pela Caixa de Assistência dos Advogados foram apresentados pela vice-presidente da CAA-PR, Kelly Cristina de Souza. “Temos um programa de apoio ao exercício profissional, que inclui o apoio em gerenciamento de escritórios, totalmente gratuito, o seguro de responsabilidade civil, que é um importante diferencial, os escritórios compartilhados equipados com acesso à internet, os centros de inclusão digital para tirar dúvidas sobre os processos eletrônicos, e uma novidade, lançada no Colégio de Presidentes de Subseções em Francisco Beltrão, que é o aplicativo de georreferenciamento que aponta ao advogado todos os convênios firmados pela Caixa existentes no seu entorno”, enumerou.
Observatório
Fukushima apresentou os principais objetivos do Observatório do Judiciário. “O Observatório é um projeto dessa gestão, foi a realização de um ideal, com a busca de trazer soluções para a advocacia. Nós levamos ao conhecimento do Judiciário as reivindicações da classe”, explicou, descrevendo que a iniciativa da OAB Paraná também envolve o levantamento de dados e a utilização dessas informações para embasar as demandas da advocacia.
O coordenador frisou a importância de a advocacia participar da pesquisa de diagnóstico, que terá a terceira edição lançada em breve, e contribuir com a reunião de ainda mais informações sobre o contexto da Justiça atualmente no Paraná.
Coube à coordenadora do projeto Valorização da Advocacia, Érica Kovalechen, anunciar os palestrantes de Toledo. Érica contou que o projeto chega à 10ª subseção. “Por todas que passamos sempre tivemos o auditório lotado. Temos pela frente este ano mais 10 subseções”, adiantou.
Palestras
O primeiro tema tratado foi Inteligência artificial e advocacia: do direito às ferramentas de marketing, com o advogado Rhodrigo Deda, coordenador das comissões da OAB Paraná e especialista nessa área. O debate foi mediado pela advogada Bruna Rhor Nesello Cechinel.
Bárbara Ferrassioli falou sobre ferramentas e meios de atuação da OAB Paraná, com debate mediado pelo advogado Robson Akio Sawada. Encerrando as atividades, a advogada Ana Paula Pavelski, fez uma participação on-line para tratar do tema O STF e a pejotização: discussões e críticas. A advogada Solange da Silva mediou o debate.