Programa Valorização da Advocacia chega a São José dos Pinhais

São José dos Pinhais foi a 21ª cidade a receber o programa Valorização da Advocacia da OAB Paraná na manhã desta quinta-feira (26/9). A última etapa do projeto foi aberta pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, na sede da subseção, com as presenças da diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valério, do presidente Fabiano Rosa, da vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), Kelly Cristina de Souza, e da coordenadora da iniciativa, Érica Kovalechen.

A programação prevê diálogos sobre precificação de honorários, gestão, legal design, design thinking e visual law serão os temas abordados. “O projeto está na etapa final, amanhã estaremos em Palmas e União da Vitória. Podemos dizer que deu muito certo, permitiu estarmos próximos da advocacia. Em todos os encontros lembramos que a advocacia do Paraná é una. Aprendemos muito com os presidentes de subseções e com colegas que tiveram muito a nos ensinar”, destacou Marilena Winter ao saudar os presentes.

O presidente da OAB São José dos Pinhais agradeceu a iniciativa em nome dos mais de 2.500 profissionais que integram os quadros da subseção e destacou o cuidado com a escolha dos temas. “Agradeço o carinho especial com a advocacia de São José dos Pinhais”, agradeceu Fabiano da Rosa.

Em nome da CAA-PR, a vice-presidente da instituição falou sobre os benefícios oferecidos para a advocacia. “É um privilégio estar acompanhando esse projeto por todo o Paraná. Quando a presidente Marilena convidou a Caixa, compreendemos a importância dessa iniciativa”, explicou, elencando brevemente os projetos e benefícios da instituição em prol da advocacia.

“Parabenizo a subseção pela escolha dos temas, acredito que venha somar no conhecimento de todos vocês”, frisou a diretora da Jovem Advocacia ao saudar os presentes. Fernanda Valério também enalteceu a importância de criar espaços em que os advogados se sintam acolhidos em toda a OAB.

Érica Kovalechen, que coordena a iniciativa em parceria com o vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka, destacou que o projeto idealizado pela presidente da seccional se encaminha para a reta final, atingindo os seus objetivos. “Estar ao lado da advocacia paranaense é uma grande honra. Vamos fechar o projeto com chave de ouro”, pontuou.

Valorização da Advocacia

Após as saudações iniciais, a presidente da seccional apresentou brevemente as principais conquistas da gestão. Ela lembrou de medidas como o Banco de Dados Nacional de Inidoneidade Moral, que permite que todas as seccionais verifiquem a idoneidade moral de novos advogados no processo de inscrição e requerimentos de inscrições suplementares. A proposição surgiu após os debates realizados no V Colégio de Presidentes das Subseções, em junho de 2023. O pleito foi relatado pelo advogado Omar Cador Edine, presidente da OAB União da Vitória, e integrou a Carta de Medianeira.

Além do projeto “Valorização da Advocacia”, que busca identificar potenciais nichos econômicos por região e oportunidades de carreira, a presidente também destacou a obras das novas sedes, pontuando que foram planejadas visando atender a novas demandas da advocacia. “Queremos sedes agradáveis, equipadas para a advocacia usar. Colocamos dentro das sedes a ideia do OAB 360º: os novos espaços foram equipados para que a advocacia possa fazer audiências, reuniões, espaços com uma tribuna para sustentação oral. Queremos equilibrar as condições entre os advogados. A sede de Campo Mourão, por exemplo, retrata isso”, destacou.

Marilena Winter destacou ainda outros números substanciais da gestão: 242 salas da advocacia nas 49 subseções, sendo 171 automatizadas; 37 parlatórios em 24 cidades; 14 mil membros nas comissões; 19.374 advogados ativos atuando hoje na advocacia dativa em todas as 163 comarcas e nos 399 municípios do Paraná; e outros destaques, como o projeto 6º Ano e o Espaço OAB Consenso.

Debates

O primeiro painel teve como tema a “Precificação de Honorários como forma de encantamento de clientes” O tema foi abordado pelo diretor tesoureiro da seccional, Luiz Fernando Casagrande Pereira. Os debates foram mediados por Ana Paula Savaris.

Os painéis seguintes terão como tema “Como a gestão adequada valoriza a advocacia” e “Legal design, design thinking e visual law”, com Luiz Gustavo Marinoni e Gisele Ueno, e mediação dos advogados Tainara Laber e Rodrigo Pantoja.

Na sexta-feira (27), é a vez das cidades de União da Vitória e Palmas receberem o programa. Elas encerram a programação da iniciativa inédita lançada pela diretoria da OAB Paraná em 2023, com o objetivo de valorizar a profissão, os talentos de cada região e promover trocas de experiência com foco na prática, além de identificar novos potenciais e nichos de mercado para a advocacia.

Em União da Vitória, o foco será em direito de famílias e sucessões, precificação de honorários e advocacia agroambiental. Já Palmas terá diálogos sobre direito de famílias e sucessões, provas digitais e cadeia de custódia da prova no processo penal.

Confira a íntegra dos debates no canal da OAB Paraná no Youtube.