O Programa de Financiamento da Excelência na Advocacia Paranaense (Proex) da OAB Paraná viabilizou a implantação de dois projetos na OAB Umuarama: o de Equalização Digital e o Resgate de Boas Ideias. Ambas as iniciativas foram conduzidas pela diretoria, que tem à frente da presidência o advogado Christhian Pellacani.
O projeto de Equalização Digital surgiu a partir da ideia de levar às subseções paranaenses a inovação digital padronizada, permitindo o acesso a informações de interesse da advocacia de qualquer dispositivo, integrada às redes sociais. “A uniformização das plataformas traz economia, pela negociação em bloco; maior viabilidade para programação, pois o sistema será apenas replicado; e padronização dos sites das subseções”, esclarece Pellacani.
A implantação do projeto foi conduzida pelo presidente da subseção, Christhian Pellacani, pelo presidente da comissão de direito tributário e idealizador do Projeto, Marcos Vinicius Castelan Vilas Boas, e pela colaboradora da OAB Umuarama, Vania Miranda Braga.
A resposta da advocacia tem sido muito positiva. “Nossa história, os eventos passados e futuros, além de nossos convênios, estão disponíveis para consulta 24 h por dia, em qualquer lugar do mundo. Isso nos deu maior destaque”, destacou o presidente da OAB Umuarama. “O Proex permitiu agilidade em implementar projetos que atendam às necessidades específicas da advocacia local. Isso fortalece nossa representatividade, pois estreita o vínculo entre a subseção e os advogados, consolidando a imagem da OAB como uma entidade próxima e atuante”, destacou.
Resgate de boas ideias
O objetivo do Projeto Resgate de Boas Ideias é propor que as subseções busquem em seus arquivos projetos ainda não executados de gestões anteriores, com boa viabilidade de conclusão, para que sejam efetivamente terminados.
“A Ordem dos Advogados, em todo estado do Paraná, executa inúmeras ações todos os dias. As gestões anteriores assim o fizeram e, certamente, isso se repetirá durante muitos anos ainda. Ocorre que ótimos projetos estão arquivados nas Subseções, sem conclusão, especialmente em razão de ausência de orçamento disponível na época. Outros motivos também podem ter travado a execução de projetos com boas ideias, como o fim da gestão”, sintetiza Pellacani.
“Em Umuarama, por exemplo, na gestão do presidente Ricardo Soares Mestre Janeiro (2019-2021), um excelente projeto pendia de conclusão. A publicação da primeira e única revista impressa, que conta a história da Subseção, com depoimentos de todos os ex-presidentes vivos, a história dos dois presidentes já falecidos e também de colaboradoras com mais de 20 anos de casa. A revista estava praticamente finalizada, restando apenas sua impressão”, esclarece.
A elaboração e a implantação do projeto foram conduzidas por Christhian Pellacani e pelo ex-presidente Ricardo Soares Mestre Janeiro. “Numa reunião com a equipe de Curitiba, nosso então tesoureiro Luiz Fernando Casagrande Pereira, teve a ideia de, ao invés de fazer uma revista impressa, que ela fosse colocada em um toten na subseção. Aí a equipe de Curitiba comprou o toten, instalou a revista e nos enviou”, pontuou.
“O toten é um equipamento grande, que está em nosso hall de entrada. Todos que entram vão diretamente para lá para ver as fotos e acessar as reportagens da revista. Realmente se tornou algo marcante na subseção. O Proex permitiu agilidade em implementar projetos que atendam às necessidades específicas da advocacia local. Isso fortalece nossa representatividade, pois estreita o vínculo entre a subseção e os advogados, consolidando a imagem da OAB como uma entidade próxima e atuante”, afirmou.