Presidentes de subseções discutem próximas etapas do projeto Valorização da Advocacia

Um diálogo sobre o projeto Valorização da Advocacia – Novas Fronteiras  abriu a programação do segundo dia do V Colégio de Presidentes de Subseções, que acontece em Medianeira. O tema foi abordado pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, pelo vice-presidente da seccional, Fernando Deneka, e pela advogada Erica Kovalechen, responsável pela coordenação executiva dos trabalhos.

Criada para auxiliar advogados e advogadas, tanto iniciantes quanto experientes, a avaliar suas carreiras, considerando as potencialidades de cada região do estado para desbravar novas frentes de atuação, a iniciativa inédita chega no próximo mês de julho a cidades do Noroeste do estado.

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, frisou que o projeto de valorização nasceu com a missão de auxiliar não apenas os profissionais em início de carreira, mas todos que desejam conhecer e se especializar em novas áreas.   “O projeto surgiu da nossa percepção de que um dos papéis da OAB é ajudar a advocacia a melhorar na carreira. Não é só o novo advogado, mas aquele que está na estrada há algum tempo, que pode se aperfeiçoar, vislumbrar uma especialização que não tinha”, disse. 

O vice-presidente Fernando Deneka destacou  a troca de experiências proporcionada pelos eventos. “Vi profissionais  engajados em todas as regiões por onde passamos, trocando ideias”, disse.  “Três advogados de Telêmaco Borba foram a Londrina e mostraram interesse em determinado tema. Sentei com eles e dei várias orientações, falando onde acertei, onde errei. Toda a semana a gente troca uma ideia profissional, pensando no que vale a pena investir, no que não vale. São dúvidas de quem está entrando numa nova área ou começando na profissão. Essa conexão entre advogados de cada região é muito significativa”, relatou Deneka.

Próximas etapas

Umuarama, Loanda e Paranavaí  são as próximas subseções a receber a programação, nos dias 26, 27 e 28 de julho, respectivamente. De acordo com Erica Kovalechen, os temas que integram a programação foram selecionados a partir da identificação de nichos de mercado, de acordo com as potencialidades de cada região. 

“Estarão em pauta debates sobre direito digital, direito imobiliário com ênfase em tributação de imóveis rurais e loteamentos, gestão de escritórios, marketing jurídico, direito ambiental com ênfase em licenças e infrações”, pontuou a coordenadora executiva do projeto. 

No mês de fevereiro, o projeto Valorização da Advocacia – Novas Fronteiras chegou às cidades de Londrina, Cornélio Procópio e Santo Antônio da Platina. Repleto de informações e interação entre os presentes, o evento permitiu aos advogados participantes a oportunidade de se aprofundar sobre gestão de carreira e desafios e ainda puderam trocar experiências sobre áreas pouco exploradas que ainda estão por ser ocupadas pelos profissionais da advocacia. “Estando no interior, sei da importância desse evento. Vou trabalhar para que façamos sempre mais sucesso com esse projeto”, disse a advogada. 

Relatos

Os anfitriões da primeira etapa do projeto “Valorização da Advocacia – Novas Fronteiras”, enalteceram a iniciativa. O presidente da subseção de Cornélio Procópio, Márcio Aurélio do Carmo, destacou o sentimento de pertencimento e valorização dos advogados locais. “O mais importante foi a possibilidade de estreitar o contato da subseção com a seccional, saber que toda a diretoria está à disposição da advocacia paranaense”, disse.

O presidente da subseção de Santo Antônio da Platina, Ailson Jesus Levatti, relatou que o evento foi bastante prestigiado pela advocacia da região. “O projeto reuniu muitos advogados.   A advocacia local se sentiu valorizada com a presença da diretoria na nossa subseção e gostou muito dos temas. O projeto gerou muitos frutos, foi muito proveitoso”, frisou Levatti.

A vice-presidente da OAB Londrina, Sania Stefani, destacou o formato híbrido do evento, que permitiu a participação de vários profissionais que não puderam se deslocar até a subseção para acompanhar os debates. “A questão da inclusão do marketing foi outro ponto muito importante. É muito interessante focar nesse tema. Outro destaque foi a participação de palestrantes locais. Essa interação da capital com o interior foi um sucesso. Parabéns a todos. Se puderem levar o projeto ao máximo de cidades possível, vale a pena”, disse. 

A secretária-geral adjunta da seccional, Roberta Santiago, também compartilhou a experiência dela enquanto palestrante no painel sobre Direito do Trabalho, nas primeiras etapas do projeto. Ela enalteceu o bate papo informal proporcionado pelos encontros, que motivou os participantes a exporem livremente suas ideias. “Que os próximos eventos sejam tão construtivos quanto foram os anteriores”, afirmou.