Presidentes de comissões de Advogados Iniciantes debatem desafios da carreira

Presidentes das comissões de Advogados Iniciantes instaladas no Paraná se reuniram nesta sexta-feira (25), na sede da Seccional, para um debate sobre as principais dificuldades enfrentadas pelo profissional em início de carreira, projetos e ações em prol da categoria. Das 18 comissões instaladas nas subseções, além de Curitiba, 17 estiveram presentes.  O presidente da OAB Paraná, Juliano Breda, abriu o encontro ressaltando a importância da comissão, que hoje reúne 42% dos advogados no estado.

Breda destacou que desde o começo da gestão os desafios enfrentados pelos advogados iniciantes têm sido uma preocupação constante da diretoria da Seccional. “Temos absoluta compreensão dos dramas que a advocacia em início de carreira sofre. A remuneração do advogado tem sido uma das nossas preocupações, defendemos que a Ordem estabeleça um valor referencial, um mínimo ético de remuneração do advogado em início de carreira, que deve ser muito superior ao que hoje se paga”, disse.

O presidente da OAB Paraná também falou das ações de combate ao aviltamento dos honorários advocatícios e da abrangência da Escola Superior de Advocacia (ESA), que chegará a todos os advogados do estado com as web aulas. 

A presidente da Comissão de Advogados Iniciantes, Sabrina Becue, coordenou o debate  que teve entre os temas questões técnicas do funcionamento da comissão, exposição de projetos, experiências e dificuldades enfrentadas. “O nosso objetivo ao propor este encontro é integrar os trabalhos”, explicou.

Participaram da reunião os advogados Carlos Itacir Marchioro (Campo Mourão); Luciano Moraes e Silva (Campo Largo); Lucas Daniel Velasco da Silva (Cascavel); Helton Luiz de Araujo (Castro), Matheus Capoani Meine (Foz do Iguaçu), Fernando Saggin (Francisco Beltrão), Balduíno Petró Filho (Laranjeiras do Sul), Flavio Farias (Londrina), Mablon Fraga (Maringá), Vinícius Sauer (Palotina), Rodrigo Silveira Pioli (Paranaguá), Vanessa Piacentini (Pato Branco), Rudolf Éric Christensen (Ponta Grossa), Gustavo Lehmann Loureiro (Rio Negro), Kelen Suchla (São José dos Pinhais) Fabricio Renan De Freitas Ferri (Umuarama), Luiz Gustavo Lara (União da Vitória).      

Reunião aberta
A comissão promove ainda nesta sexta-feira (25) a I Reunião Aberta – "Perspectivas e valorização da Advocacia Iniciante". No evento estão sendo discutidos o papel institucional da Comissão de Advogados Iniciantes, a advocacia iniciante no âmbito nacional, piso salarial e defesa das prerrogativas. “A reunião aberta que a OAB Paraná propõe tem a mesma lógica de uma audiência pública: a de colher as manifestações dos advogados presentes, promover o debate”, ressaltou Sabrina.

Os temas são abordados pelo jurista Rodrigo Pironti Aguirre de Castro, presidente da Comissão de Direito de Infraestrutura;  Edward Fabiano Rocha de Carvalho, presidente da Comissão de Prerrogativas: e João Guilherme Duda, da Comissão de Honorários Advocatícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *