A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, lançou na tarde desta terça-feira (28/2), na sede da OAB Londrina, o projeto “Valorização da Advocacia”. A ação inédita, que envolveu também as subseções, de forma colaborativa, foi criada para auxiliar advogados e advogadas, tanto iniciantes quanto experientes, a avaliar suas carreiras, considerando as potencialidades de cada região do estado para desbravar novas frentes de atuação.
“Temos de reconhecer que a grande força da advocacia reside na coesão, na união. Acreditamos piamente na solução de construímos soluções melhores e mais adequadas, subindo os degraus da excelência no nosso estado. A advocacia paranaense deve ter expressividade nacional, pois isso corresponde à realidade que temos. Temos uma ideia ousada, é certo. Mas é para inovar, para pensar grande que aqui estamos, assim como foram as caravanas da advocacia. Agora expandimos para refletir sobre os rumos da advocacia com base em informações levantadas do comitê de competitividade. Afinal, queremos identificar nichos de mercado. Também com o apoio do Observatório do Judiciário, sempre atento ao que ocorre no Judiciário, também podemos construir soluções para nossa advocacia”, ressaltou Marilena Winter.
Compuseram também a mesa da cerimônia de lançamento o vice-presidente da seccional Fernando Estevão Deneka; o secretário-geral Henrique Gaede; a secretária-geral adjunta Roberta Santiago; a diretora de prerrogativas Marion Bach; o conselheiro estadual e coordenador do Observatório do Judiciário da OAB Paraná, Emerson Fukushima; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), Fabiano Augusto Piazza Baracat; o presidente da OAB Londrina, Nelson Sahyun Júnior; o conselheiro federal Artur Humberto Piancastelli; a coordenadora adjunta das Comissões da OAB Paraná, Erica Peteno Kovalechen; o coordenador de fiscalização do exercício profissional da seccional, André Portugal Cezar; a coordenadora da ESA na subseção de Londrina, Patrícia Siqueira; os conselheiros estaduais Eliton Araújo Carneiro, José Carlos Vieira, Maria Lucilda Santos, Mário Sérgio Dias Xavier e Vânia Queiroz; vice-presidente da CAA-PR, Kelly Cristina de Souza; a diretora da CAA-PR Edmeire Aoki Sugeta; e vice-presidente da OAB Londrina, Sania Stefani.
Antes de declarar lançado o projeto, a presidente nominou o envolvimento de todos os que apoiaram a iniciativa e agradeceu particularmente ao vice-presidente Fernando Deneka, a Erica Kovalechen e a Patrícia Siqueira.
“Tenho uma palavra de agradecimento à presidente Marilena Winter e aos demais membros da diretoria da OAB Paraná e da CAA-PR por lançar esse projeto tão inovador em Londrina. Em tantos anos de OAB é primeira vez que vejo uma caravana voltada para a troca de conhecimento. Essa diretoria não tem poupado esforços para estar próxima dos colegas de todo o estado. Teremos palestras do mais alto nível técnico e a ideia é debater, trocar ideias”, destacou Sahyun Júnior.
“Não cheguei a preparar um discurso sobre o Observatório do Judiciário. A ideia é apresentar o trabalho que tem sido feito até aqui. O que seria um Observatório? Havia no início muitas interrogações. Mas a presidente foi pacientemente explicando o que queria: acompanhar a realidade fática para além das estatísticas. A facilidades digitais provocaram maior congestionamento de processos, algo que se confronta com os dados estatísticos que revelavam alto grau de satisfação. Nossa missão é identificar esses gargalos, ver onde falta juiz, onde falta oficial de Justiça, onde tem processos parados e outros problemas. A ideia não é colocar uma espada na cabeça do Judiciário, mas apoiá-lo na solução de problemas”, explicou Emerson Fukushima.
Apoio
“Muitos dos que estão na profissão há mais tempo também enfrentam dificuldades por conta da concorrência nos ramos mais tradicionais do Direito, das mudanças resultantes do avanço tecnológico e de fatores conjunturais – como a crise econômica e a pandemia recentemente enfrentada pelo mundo todo. Nesta jornada, vamos apoiar quem enfrenta dificuldades levando a valorização da advocacia a todo o Paraná, a partir do diagnóstico econômico de cada região”, explica Marilena Winter.
Em cinco sessões (confira abaixo os temas abrangidos), os advogados participantes tiveram a oportunidade de ouvir palestras sobre gestão de carreira e desafios e ainda puderam trocar experiências sobre áreas pouco exploradas que ainda estão por ser ocupadas pelos profissionais da advocacia.
“Enquanto muitos perguntam: ‘qual o futuro da advocacia?’, nós trabalhamos para mostrar aos advogados as oportunidades. Todos esses fatores apontam para a importância de que se abram novas fronteiras na advocacia por meio da construção de trilhas de conhecimento em áreas que não estão contempladas nas grades curriculares dos cursos de Direito”, detalha a presidente.
Transmissão
O vice-presidente Fernando Deneka lembrou que os debates estão sendo transmitidos pelo Youtube, e podem ser acompanhados em todas as subseções. “O objetivo é trazer profissionais de outras cidades e estados, mas profissionais daqui também fazem parte desse projeto e vão ser ouvidos em todo o Paraná. Quem sabe, a partir desses debates, os advogados possam se renovar e implementar algo novo em suas rotinas”, disse Deneka.
O secretário-geral da OAB, Henrique Gaede, considerou que o primeiro passo para valorizar a advocacia é mostrar novas possibilidades de atuação. “Nossa missão como gestores é abrir perspectivas, pavimentando o caminho, para que se chegue a uma advocacia de excelência”, disse Gaede. O secretário-geral comentou sobre o Comitê de Competitividade, que tem o objetivo de identificar gargalos na estrutura administrativa do estado que possam estar impedindo o Paraná de se desenvolver. “Essa também é uma forma de abrir mercados para o advogado”, ponderou.
CAA-PR
O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), Fabiano Baracat, falou sobre o papel da entidade no programa de Valorização da Advocacia. “Viemos trazer nosso empenho e nos colocar sempre a disposição. No nosso entender, essa valorização passa por aperfeiçoamento profissional e pela iniciativa de dotar a advocacia de ferramentas profissionais”, sintetizou. Ele explicou que algumas novidades serão lançadas em breve e lembrou que há diversas iniciativas da Caixa já existentes que muitas vezes acabam ficando esquecidas, como os escritórios compartilhados, que em Londrina estão disponíveis na sede da subseção e no Edifício Tuparandi.
Baracat citou ainda os Centros de Inclusão Digital, o software de gestão de escritórios Multi ADV, a assessoria contábil gratuita, descontos para aquisição de computadores e outros materiais de informática e para cursos de pós-graduação. E até mesmo o curso de teatro tem feito a diferença para os advogados e advogadas que precisam superar a timidez ou melhorar a postura e a dicção.
Fiscalização
A ideia de que a valorização da advocacia passa pela fiscalização do exercício profissional foi apresentada pelo coordenador de Fiscalização da OAB Paraná, André Portugal Cezar. A fiscalização, de acordo com o coordenador, é uma ferramenta que assegura a concorrência leal e o exercício ético da profissão. André Portugal apresentou dados sobre a estrutura de fiscalização da seccional paranaense, ressaltando que o Paraná é modelo para o país. “Na proteção da nossa profissão, a OAB está estruturada de forma exemplar”, destacou.
André Portugal informou que apenas 14% das subseções no Brasil possuem comissões de fiscalização. O Paraná está perto de atingir 100%. Sobre esse tema, existem 800 processos ativos na seccional, sendo 2/3 referentes a exercício ilegal da profissão por pessoas que não estão inscritas nos quadros da Ordem, enquanto 1/3 é ligado à questão da publicidade irregular. Nestes casos, quando a denúncia se refere a um profissional inscrito na OAB, o caminho adotado tem sido prioritariamente a orientação, conduta que em geral é bem aceita, uma vez que na maioria dos casos a irregularidade decorre do desconhecimento do Estatuto e do Código de Ética.
Agenda
Mais cedo, também em Londrina, a presidente conduziu o compromisso coletivo que integrou 82 novos advogados aos quadros da Ordem. Amanhã (1º/3), o programa de valorização será apresentado à advocacia na OAB Cornélio Procópio. Na quinta-feira (2/3), será a vez de os profissionais da OAB Santo Antônio da Platina aproveitaram as oportunidades oferecidas pelo programa.
Programação
Diretoria da OAB-PR, Diretoria da CAA-PR, Observatório do Judiciário, Escola Superior de Advocacia, OAB Londrina e Comissão de Fiscalização
14h40 às 16h20 - 2 - Gestão de carreira
Luiz Gustavo Marinoni: (re)Valorizando a advocacia
Rhodrigo Deda: Modos e modas de tecnologia no direito
16h30 às 17h45 - 3 - ESCOLA DE PRERROGATIVAS Marion Bach
Pedro Faraco Neto: Inviolabilidade do escritório de advocacia e do celular do advogado
Fellipe Stabellini Anabuki: Acesso aos autos em grandes operações no processo penal
18h30 às 18h40 - ABERTURA DA NOITE
18h40 às 20h - 4 - Direito do trabalho e Direito Sindical
André Passos: A negociação coletiva e a necessidade de uma advocacia especializada
Roberta Abagge: Atos processuais
Christhyanne Bortolotto: Execução trabalhista
Rodolfo Carvalho Neves dos Santos
20h às 21h - 5 - Direito das famílias – novas perspectivas
Luciana Pedroso Xavier
Elizangela Abigail Sócio Ribeiro