Diretoria recebe visita do presidente Manoel de Oliveira Franco

O presidente da OAB Paraná, Luiz Fernando Pereira, e a secretária-geral, Adriana D’Avila Oliveira, receberam na última segunda-feira (17) o presidente Manoel Antônio de Oliveira Franco, que esteve à frente da seccional de 2004 a 2006 e cuja gestão deixou um legado imenso para a advocacia paranaense com a inauguração da atual sede, em 2006. Até então, a OAB Paraná funcionava no Edifício Maringá, no centro de Curitiba. O local, porém, havia ficado pequeno para atender dignamente os advogados inscritos, que na época eram cerca de 25 mil.

“Dr. Manoel foi visionário. Graças à amplitude da sede podemos atender dignamente a advocacia e, dentre outros serviços, seguir seu exemplo na expansão da ESA”, declara o presidente Pereira.
“A visita do Dr. Manoel foi extraordinária, não só pelas lembranças, mas pelo aprendizado. Embora já tenhamos vivenciado muitos anos desde a construção da sede, que poderia parecer grande demais à época, temos feito muitas melhorias para atender a advocacia, sua mudança e crescimento. Isso porque sempre priorizamos o bem estar coletivo, o aprimoramento profissional e o respeito a ética e a justiça”, afirma a secretária-geral.

O então presidente nacional da OAB, Roberto Antonio Busato, esteve presente na inauguração reafirmou, em depoimento no aniversário de dez anos da obra, que vê a sede como marco na história da entidade. “Tive a grata honra de participar dessa edificação, pois o Conselho Federal também contribuiu com a construção em um terço de seu valor. Isso significou na época a solidariedade da advocacia brasileira aos advogados paranaenses”.

Batizado com o nome do ex-presidente Francisco Accioly Neto, o prédio passou por algumas revitalizações, a primeira delas em 2016 e a mais recente no ano passado, para ampliação do Conselho Pleno. Oliveira Franco aproveitou para revisitar a sede e trocar ideias sobre o sistema OAB. Sua gestão foi caracterizada pela profissionalização da equipe e pela expansão da Escola Superior da Advocacia (ESA), com cursos acessíveis também aos advogados em atuação no interior do estado.

Descentralização

A descentralização administrativa da gestão de Oliveira Franco também transformou a realização dos compromissos de novos advogados, que passaram a ser realizados nas subseções, o que resultou em maior integração da advocacia de todo o estado. A luta contra a abertura indiscriminada de novos cursos de Direito e a instalação de um Tribunal Regional Federal no Paraná foram outras das bandeiras de sua gestão.