O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), desembargador Miguel Kfouri Neto, recebeu esta semana uma comitiva da comarca de Cornélio Procópio. O presidente da subseção da OAB em Cornélio Procópio, Marcelo Farinha, integrou a comitiva. Os visitantes agradeceram ao presidente do TJ a aprovação, no Órgão Especial, da criação da 2ª Vara Cível na comarca e solicitaram a elevação da comarca, de entrância intermediária à final.
De acordo com o juiz diretor do Fórum de Cornélio Procópio, Renato Cruz de Oliveira Junior, tramitam atualmente na comarca em torno de 21 mil ações, sendo que, somente na 1ª Vara Cível, 15 mil estão em andamento. “Com a nova vara, haverá uma prestação jurisdicional mais rápida e uma construção dos litígios em menor tempo, já que o número de processos avaliados por cada um dos juízes será menor”, afirma.
A comarca de Cornélio Procópio, que integra a 26ª seção judiciária, foi instalada em 1938, abrange ainda os municípios de Leópolis e Sertaneja. Sua população é de aproximadamente 56 mil habitantes, e atualmente, conta com uma Vara Cível, uma Vara Criminal e uma Vara da Infância Juventude e Anexos.
Estiveram presentes na reunião os juízes Vanessa Aparecida Pelhe Gimenez ; Alarico Francisco Rodrigues de Oliveira Junior e Renato Cruz de Oliveira Junior. Além do prefeito da cidade, Amin Hannouche; do presidente da subseção da OAB em Cornélio Procópio, Marcelo Farinha; do deputado licenciado e atual secretário de Estado do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli; do juiz auxiliar da presidência do TJ, Frederico Mendes Junior e a diretora da Assessoria de Planejamento, Maria Alice de Carvalho Panizzi e a desembargadora Joeci Camargo.
Fonte: Assessoria de Imprensa do TJ-PR