Presidente do Conselho Federal participa de compromisso coletivo em Foz do Iguaçu

A presença do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, fez do compromisso coletivo, em Foz do Iguaçu, nesta quinta-feira (5), uma cerimônia especial. Ao lado do presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, a maior autoridade da advocacia brasileira abriu a solenidade e entregou o termo de habilitação ao exercício profissional para 63 novos advogados. Lamachia e dirigentes da Ordem de todo o país estão na cidade para o Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB, que será aberto esta noite. Mais informações em breve no site da OAB Paraná.

O presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, que está recepcionando os dirigentes, presidiu a solenidade no auditório da subseção e fez a saudação inicial aos novos profissionais. O juramento foi lido por Rosângela de Marques Sampaio e as saudações em nome dos compromissandos ficaram a cargo dos jovens advogados Aparecida Rocha Lopes, Fabiana Patrícia Lima, Elvo Kertelt Legnani e Robson Felipe Santiago.

Lamachia iniciou seu discurso fazendo referência a uma frase citada por Elvo Legnani em sua saudação: “O momento atual inspira reflexão, mas acima de tudo inspira atitude”. O presidente nacional da Ordem alertou para a gravidade do cenário político e institucional, e conclamou a todos para efetivamente lutar pelo Brasil.  Lamachia reiterou que a OAB é independente, que seu partido é o país e sua ideologia, a Constituição. “Política partidária em nossa instituição não entra”, assegurou.

O diretor da Caixa de Assistência dos Advogados, José Carlos Dias Neto, apresentou aos novos inscritos nos quadros da Ordem o trabalho realizado pela CAA-PR.  “Agora vocês estão automaticamente inscritos na Caixa de Assistência e podem usufruir de todos os benefícios em assistência, saúde, convênios, previdência. Vocês terão todo esse retorno que a Caixa proporciona”, disse.

O presidente da subseção de Foz do Iguaçu, Valter Cândido Domingos, saudou os compromissandos, conclamando-os a efetivamente participar das atividades e das comissões da OAB. “Essa instituição honrada e respeitada precisa muito do trabalho de vocês para continuar crescendo”, afirmou.

A presidente da Comissão dos Advogados Iniciantes de Foz do Iguaçu, Georgia Domingos, destacou a participação feminina nos quadros da subseção (as advogadas compõem 55% do número de inscritos) e também chamou os colegas a se juntar à comissão. “Participem da OAB, conheçam a instituição”, declarou.

Também participaram do compromisso o vice-presidente Airton Martins Molina, a secretária-geral Marilena Winter, os conselheiros federais José Lúcio Glomb e Renato Andrade, o ex-presidente Alfredo de Assis Gonçalves Neto e os conselheiros estaduais Gilder Longui Neres e Abner Rabelo, além de diretores da subseção: Neandro Lunardi, Emerson Galiciolli, Isadora Schwertner e  Cesar Sosa.