A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, participou nesta quarta-feira (14/12) da solenidade de inauguração das novas instalações das turmas descentralizadas do TRF4. Marilena disse esperar que a iniciativa da descentralização ganhe cada vez mais espaço, pois representa um grande avanço no sentido de encurtar distâncias, poupar recursos e aproximar a Justiça daqueles que a ela recorrem para reivindicar seus direitos.
A experiência de descentralização foi iniciada em 2017, com turma dedicada à matéria previdenciária. Em maio deste ano, o TRF4 autorizou a instalação de mais uma turma descentralizada no Paraná, desta vez para julgar recursos na área administrativa.
Marilena destacou o espaço aberto pela direção do TRF4 para o diálogo interinstitucional e a disposição para buscar soluções conjuntas para as demandas jurisdicionais. Citou como exemplo a vinda do corregedor-regional do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, que esteve na OAB em agosto para apresentar a proposta de especialização, regionalização de competências e equalização do volume de trabalho das unidades judiciárias de 1º grau no âmbito da corte.
“A transparência do processo nos permitiu fazer consultas prévias à advocacia, por meio das subseções. Pudemos compreender o foco das mudanças, analisar as propostas e fazer considerações no sentido de buscar a melhor solução para todos os envolvidos”, lembrou Marilena.
A presidente da OAB Paraná reiterou o pedido por atenção ao atendimento presencial. “Apesar da tecnologia do atendimento virtual propiciar facilidades e avanços, há situações em que a comunicação frente a frente é o melhor caminho”, afirmou. Marilena também saudou os três magistrados do Paraná que passaram a integrar os quadros do TRF4 em novembro: Gisele Lemke, Luiz Antônio Bonat e Marcelo Malucelli.
Participaram da inauguração o presidente do TRF4, Ricardo Teixeira do Valle Pereira, o diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná, José Antonio Savaris, o presidente da 12ª Turma do TRF4, João Pedro Gebran Neto, e o vice-governador Darci Piana.