O presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, se reuniu na tarde desta quarta-feira (22) com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Luiz Taro Oyama, a fim de solicitar o empréstimo das urnas eletrônicas para serem utilizadas na eleição da seccional, agendada para 22 de novembro.
Já houve uma solicitação da OAB que foi indeferida devido a um provimento do TSE que impede a utilização das urnas até 30 dias após o pleito. Agora, a OAB fará um novo requerimento a fim de que sejam cedidas as urnas que estarão em contingência, isto é, em reserva para o caso de imprevistos. Logo, essas máquinas não poderão ser alvo de perícia no período pós-eleitoral.
“Vamos esperar que o TRE tenha boa vontade em relação ao nosso pedido e atenda nosso pleito. Fomos muito bem recebidos, mas ainda sem nenhuma definição sobre a nossa solicitação que, se atendida, facilitará muito nosso processo eleitoral”.
O presidente do TRE afirmou que o novo pedido será analisado pelo TRE e pelo TSE. Ele aproveitou a oportunidade para lembrar a importância da participação dos advogados na democracia. “Os advogados são grandes partícipes, assim como juízes e servidores, do processo eleitoral”.