Presidente da OAB Paraná participa de seminário sobre violência política em Guarapuava

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, participou nesta sexta-feira (3) do III Seminário sobre violência política de gênero: precisamos falar sobre isso, realizado na sede da OAB Guarapuava. A abertura do evento contou com a participação da presidente da subseção, Marial Cecília Saldanha, do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TER-PR), Sigurd Roberto Bengtsson, e da secretária de Estado da Mulher, Deputada Leandre Dal Ponte.

Também estiveram presentes a presidente do Núcleo de Diversidade e Inclusão da Justiça Eleitoral do Paraná, magistrada  Flávia da Costa Viana; a Coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Paraná (CEVID), desembargadora Ana Lúcia Lourenço; a professora doutora Eneida Desiree Salgado; a deputada estadual Cristina Silvestre; e a secretária Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Aline Remes de Camargo.

Em seu discurso, Marilena ressaltou a importância de se falar sobre o tema. “Ainda precisamos falar muito sobre isso. E lembrar que toda vez que nós deixamos de escolher uma mulher para ocupar um espaço na sociedade, seja pelo voto, para o Executivo ou Legislativo, seja pela promoção ou indicação para ocupar lugares elevados também no Judiciário ou nas vagas de emprego e de promoção, nós estamos contribuindo para atrasos seculares na luta pelos direitos das mulheres”, afirmou. “Como bem alertou Antonio Guterres, se as coisas seguirem nesse ritmo, levaremos 300 anos para atingir a igualdade entre homens e mulheres”, acrescentou.

A presidente da OAB Guarapuava chamou atenção para o fato de que mulheres ainda são muito atacadas pessoalmente quando se candidatam a cargos públicos. “A mulher precisa respeitada como pessoa em primeiro lugar. O debate é de ideias, de propostas, sobre quais mudanças determinado candidato quer levar ao seu eleitor. E o eleitor tem o direito de escolher a pessoa que entende ser a mais capacitada apara aquela função”, cravou Maria Cecília.

Cooperação

A presidente da OAB Paraná relembrou que a seccional paranaense assinou no último 8 de março o Protocolo de Intenções para Formalização de Acordo para Cooperação Técnica entre instituições do sistema de justiça, com a finalidade de incentivar a participação política das mulheres, o lançamento de candidaturas femininas, e combater a violência política de gênero.

Marilena citou ainda a advogada guarapuavana Tatiane Spitzner, vítima de feminicídio que se torou um símbolo no enfrentamento à violência. “Não podemos mais aceitar que mulheres, jovens ou experientes, independentemente da profissão ou classe social tenham suas vidas aviltadas pela estupidez e pela violência”, frisou.