A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, participou na manhã desta sexta-feira (27/1) da cerimônia alusiva ao dia internacional em memória das vítimas do Holocausto, realizada na Sinagoga Beit Yaacov, anexa ao Museu do Holocausto, em Curitiba.
Velas foram acesas em memória aos mais de seis milhões de judeus mortos no Holocausto. A cerimônia celebra o aniversário da libertação do maior complexo de extermínio nazista, Auschwitz-Birkenau, ocorrido há 78 anos. Representantes da Federação Israelita do Paraná e familiares de sobreviventes participaram da solenidade, marcada por reverência e reflexão. Também as vítimas de outros grupos perseguidos pelo nazismo, como homossexuais, pessoas com deficiência e povos ciganos são lembradas nesta data.
“Falar e refletir sobre o Holocausto significa homenagear suas vítimas e também trazer para o presente a lição de que é preciso lutar contra a injustiça. Infelizmente vemos que em variados graus a história do preconceito, da perseguição e do massacre se repete mundo afora e também no Brasil. É tempo de aprendermos com os erros do passado”, observou Marilena Winter.