O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) concedeu, durante solenidade realizada na segunda-feira (25/9), a condecoração da Ordem do Mérito das Araucárias, no grau de comendadora, à presidente da OAB Paraná, Marilena Indira Winter. A advogada recebeu a medalha das mãos da desembargadora Ana Carolina Zaina, presidente o TRT-PR, e do desembargador Eliázer Antonio Medeiros.
Advogada desde 1990, Marilena Winter graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Sua trajetória na OAB Paraná começou em 2004, como membro da Comissão de Estágio e Exame de Ordem. Integrou também a Câmara de Seleção da seccional, órgão especial que presidiu de 2016-2018, no mesmo triênio em que compôs a diretoria como secretária-geral. Antes de assumir a presidência da OAB Paraná para o triênio 2022-2024, foi vice-presidente da seccional na gestão 2019-2021.
Também foram homenageados os advogados, Alberto de Paula Machado, que presidiu a OAB Paraná de 2007 a 2009; André Passos, atualmente conselheiro seccional da OAB Paraná; José Affonso Dallegrave Neto; Clèmerson Merlin Clève; e Marco Antônio César Villatore.
Histórico
A Ordem das Araucárias existe desde 2013. O TRT-PR concede a distinção a autoridades e cidadãos em geral que tenham contribuído para a promoção da Justiça do Trabalho no Paraná. Na Ordem das Araucárias, há dois graus: Grã-Cruz e Comendador. A Grâ-Cruz é reservada a chefes de poderes federais e estaduais, desembargadores do TRT-PR e membros do Conselho Nacional de Justiça. As demais autoridades e cidadãos homenageados recebem o grau de Comendador.