A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, deu posse no último sábado (7) à nova diretoria da OAB Arapongas. Foram empossados a presidente Aline Graziele de Oliveira, o vice-presidente Tales André Franzin, a secretária-geral Nádia Adriana Baggio, o secretário-geral adjunto Airto Aparecido Gianello e o tesoureiro Renan Marques Estrada.
“A trajetória da Dra. Aline nos mostra que o espaço para todos, sem distinção de gênero, não é pauta nova no sistema OAB. Lá se vai mais de uma década desde a primeira gestão dela. Desde o ano passado, contudo, a paridade de gênero é uma política institucionalizada no sistema, garantindo que essa abertura que já existia no Paraná esteja também em curso em todo o Brasil. Com as cotas raciais e de gênero, adotadas em 2021, a OAB se torna mais plural – e, portanto, mais próxima daquela que é sua missão: trabalhar para a advocacia e para a sociedade, promovendo a Justiça e defendendo a democracia”, afirmou Marilena.
Marilena frisou que embora o sistema OAB tenha dado importantes passos, ainda tem muito a avançar em paridade de gênero. “Seguiremos trabalhando diuturnamente para consolidar as conquistas obtidas até aqui, pavimentadas por tantos grandes advogados que vieram antes de nós. Obviamente, não falo apenas de paridade. Uma das primeiras medidas da nossa gestão tem sido a democratização da participação nas comissões, agora mais abertas e plurais”, afirmou.
“Outro programa que muito nos tem orgulhado é o do chamado 6º ano, uma referência ao primeiro ano da vida profissional do jovem advogado. Doutora Fernanda Valério, que ingressou no sistema OAB pela Comissão da Advocacia Iniciante, pode detalhar melhor o programa do 6º ano. Mas importa, sobretudo, saber que não estamos alheios às dificuldades dos iniciantes. Trabalhamos para acolhê-los e, ao mesmo tempo, orientar seu rumo nessa nossa bela profissão. Ainda com esse foco é que pela primeira vez a seccional conta com uma diretoria voltada para os novos profissionais, sob a brilhante condução da Dra. Fernanda”, disse.
A força da mulher
Aline Graziele enalteceu a força da mulher em seu discurso. “A mulher vem demonstrando dia a dia sua força, pois conjuga com maestria os afazeres de mãe, esposa, amiga e profissional dentre tantos outros afazeres. É com essa força que eu conto para impulsionarmos nossa gestão e extirpar qualquer tipo de preconceito ou discriminação que possa ainda estar enraizado em nosso meio”, disse.
A advogada elencou ainda princípios que nortearão a atuação da instituição. “Está na Constituição Cidadã, que o advogado é indispensável para a realização da Justiça. Assumimos o compromisso de fazer cumprir este princípio constitucional e a entidade exigirá tratamento digno aos profissionais que representa, pois temos a certeza que o tratamento igualitário e com urbanidade, são premissas essenciais ao convívio harmônico, especialmente entre Magistrados, Representantes do Ministério Público e Advogados”, disse. Confira a íntegra abaixo.
Discurso de Posse - Aline Graziele de Oliveira
Gostaria de cumprimentar e agradecer a todos os presentes, as autoridades nominadas pelo cerimonial, e pedir licença à Dra. Marilena, para reforçar o cumprimento ao advogado Luiz Alberto Yokomizo, ex-presidente desta Subseção, ex-conselheiro estadual e um dos principais responsáveis pela criação de nossa subseção e a quem tenho como referencial na atuação profissional, ao qual relevo seus ensinamentos éticos e morais e em cumprimentando-o, cumprimento a todos os Presidentes de Subseções, Conselheiros Estaduais, ex-presidentes da nossa Subseção, advogados e advogadas, que tenho certeza estarão torcendo para que nossa administração obtenha sucesso absoluto.
Há 12 anos, quando eleita pela primeira vez, iniciei uma nova jornada em minha vida, por caminhos até então nunca trilhados. Há época um misto de alegria, orgulho e medo do desconhecido permeavam meus sentimentos e confesso que este misto de sentimentos estão todos novamente aflorados, a final, estar à frente de tão honrosa entidade como a ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, não é uma tarefa fácil.
Poder estar aqui hoje, novamente como presidente da nossa Subseção, enche meu coração de orgulho e esperanças de uma OAB cada vez mais voltada à valorização do advogado, à ética e à cidadania.
Retorno para esta jornada, pois conto com o apoio irrestrito do meus Diretores e Conselheiros que aceitaram caminhar ao meu lado nesta árdua, mas gratificante jornada.
Vocês de pronto aceitaram o convite para comporem a Chapa comigo e caminharam à todo momento ao meu lado até nossa vitória e a vitória expressiva da Dra. Marilena Winter à frente da Seccional.
Desnecessário se faz anunciar que tenho pautado minha vida, na ética pessoal e profissional, com sentimento solidário, fraterno, valores estes que me levaram a encabeçar novamente esse desafio, para que os maiores valores apregoados por nossa entidade não fossem perdidos em detrimento da vaidade e benefícios pessoais.
Não posso deixar passar incólume o fato de poder voltar a Presidência junto com a primeira mulher eleita para assumir o cargo de presidente da nossa Seccional, o que faço com muita satisfação e muito me honra, pois entendo que avançamos na compreensão de que não é o gênero que diferencia as lideranças, mas sim sua obstinação em acertar, além da competência e dedicação com que exercem os cargos.
A mulher vem demonstrando dia a dia sua força, pois conjuga com maestria os afazeres de mãe, esposa, amiga e profissional dentre tantos outros afazeres. É com essa força que eu conto para impulsionarmos nossa gestão e extirpar qualquer tipo de preconceito ou discriminação que possa ainda estar enraizado em nosso meio.
Nortearão ainda a nossa atuação frente à entidade o desafio de exigir das autoridades constituídas o respeito às prerrogativas do advogado. Está na Constituição Cidadã, que o advogado é indispensável para a realização da Justiça.
Assumimos o compromisso de fazer cumprir este princípio constitucional e a entidade exigirá tratamento digno aos profissionais que representa, pois temos a certeza que o tratamento igualitário e com urbanidade, são premissas essenciais ao convívio harmônico, especialmente entre Magistrados, Representantes do Ministério Público e Advogados.
É o advogado que possui a capacidade postulatória, através da escrita e ou da fala, é por isto que o maior instrumento de trabalho do advogado, é sua condição de falar livremente, argumentar, pois é consabido que “Um advogado calado, não será jamais advogado”, e assim caminharemos lado a lado com a OAB Nacional e Estadual na luta pelas prerrogativas profissionais e pela valorização da advocacia e do Advogado.
Temos muito a fazer e assim conclamo a todos os advogados de nossa Subseção, para que sejamos um exército coeso, em prol da valorização profissional, da dignidade da advocacia e em busca do aprimoramento constante.
E na busca desse aprimoramento, queremos a integração entre comissões, a escola superior da advocacia e a caixa de assistência dos advogados.
Assim como queremos através do nosso projeto “integração com a OAB” construir uma ponte forte e estruturada, com o advogado em início de carreira, para que ele conheça a fundo a grandiosidade de nossa entidade, toda a estrutura e benefícios, a exemplo do escritório compartilhado que inauguramos hoje em nossa Sede, e tenha orgulho em fazer parte da Ordem dos Advogados do Brasil, promovendo a inclusão e fortalecendo o elo dos jovens profissionais para com os advogados experientes, numa constante permuta de conhecimento e estímulo. Muito obrigada à todos, comprometo-me a cumprir nossas propostas com galhardia e perseverança, tendo a convicção que darei o melhor do que sei fazer.
Agradeço ainda as funcionárias de nossa Subseção, que não mede esforços para nos auxiliar e realmente vestem a camisa da OAB, eu continuo contando com o apoio de todas vocês. Faço um agradecimento especial ao advogado e meu amigo pessoal Julio César Rodrigues, que de pronto atendeu meu pedido para conduzir este cerimonial.
Agradeço neste momento a meus pais, Manoel Martins de Oliveira e Maria Elizabete de Oliveira, pilares da minha formação, sem os quais eu não teria chego aonde cheguei. Minha educação, meu caráter, determinação e temor à Deus devo a eles. A família é a pedra basilar, sem ela ficamos à deriva, porém, tenho o privilégio de dizer que tenho um porto seguro onde posso ancorar nos períodos de tormenta.
Por derradeiro, mas não menos importante, agradeço ao meu marido Fabrício e ao meu filho Lorenzo, que sempre presentes me dão força e confiança, tolerando minha ausência e compreendem minha decisão em atuar em nome do coletivo.
Muito obrigada