Presidente da OAB Paraná conduz compromisso coletivo de novos advogados na subseção de Maringá

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, conduziu na manhã desta quinta-feira (25/8), um compromisso de 52 novos advogados realizado na subseção de Maringá. A mesa de trabalhos foi também composta pelo vice-presidente da seccional, Fernando Estevão Deneka; pela vice-presidente da Caixa de Assistência do Paraná (CAA-PR), Kelly Cristina de Souza; pelo presidente da subseção, Eder Fabrilo Rosa; pela vice-presidente da subseção, Simone Costa Meister; pela secretária-geral, Liana Carla Gonçalves; pelo diretor-tesoureiro, Pedro Henrique Souza; pelo diretor de prerrogativas, Diego Marchiotti; pelo ex-presidente da subseção Marcelo Costa. Também marcaram presença os conselheiros estaduais Fúlvio Stadler Kaipers, Raquel Rossatto e Marcelo Tavares; o presidente do Conselho e Ética e Disciplina Vinícius Mingati e o presidente da OAB Campo Mourão, Andrey Legnani.

“A entrega das credenciais é para nós sempre um momento muito singular. Imagino que seja assim também para vocês, novos advogados e novas advogadas. Nossa OAB Paraná tem se empenhado em ter um olhar especial para a advocacia iniciante, que representa hoje quase 60% dos quadros da classe em todo o país. Nós, Dr. Airton Molina (ex-presidente da subseção e ex-diretor da OAB Paranpa) e eu, entre outros, somos uma geração de transição. Não havia computadores quando começamos a atuar. E agora, pós pandemia, tudo mudou na forma de exercer a advocacia”, afirmou Marilena Winter em referência à informatização e ao uso da inteligência artificial na rotina jurídica.

Perspectivas

A presidente também apontou o aumento expressivo do número de faculdades de direito disponíveis no estado. “O Paraná tem 89 mil advogados inscritos. Mas repito aqui uma frase que ouvi ontem do Dr. Nilo Batista, advogado criminalista: ‘não existem no Brasil advogados demais, o que existe é injustiça demais à espera do trabalho´. Existe sempre espaço para os ótimos advogados. Por isso queremos que vocês continuem estudando, compreendendo a relevância dessa magnífica profissão”.

Marilena Winter falou ainda sobre a defesa das prerrogativas, destacando que são inerentes à profissão para assegurar sua independência. “Defendam as prerrogativas, pois elas permitem que vocês sejam a voz das pessoas que representam”, observou. “Não esqueçam do juramento aqui prestado, queridos e queridas colegas. Não existe profissão mais bonita do que a nossa, que tem a missão de fazer justiça.”

Imagens: Ivan Amorim/OAB Maringá