O presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB Paraná e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Sandro Lunard Nicoladeli, participou no dia 10 de junho da 108ª Conferência Internacional do Trabalho, organizado pela OIT, e realizada na Sala do Conselho de Direitos Humanos da sede das Nações Unidas, em Genebra. A temática geral da conferência é “justiça social e trabalho decente”. O evento, celebração do marco histórico do centenário de fundação da instituição, conta com mais de 5000 delegados de 187 países.
Especialista em normas internacionais do trabalho, Nicoladeli, foi convidado a integrar a comitiva que representou o Brasil. A Organização Internacional do Trabalho tem como compromissos históricos fundantes a ideia do trabalho decente: liberdade sindical, erradicação das formas de exploração do trabalho infantil e escravo e superação da discriminação no mercado do trabalho.
Para Nicoladeli, os desafios do futuro do trabalho somam-se a esses valores fundacionais. “Reitera-se o insuperável e necessário diálogo social, estímulo a uma atuação estatal fixadora de condições regulatórias do mercado de trabalho, sobretudo com a superação das formas de discriminação, assédio e violência no trabalho, além do reconhecimento e da assimilação das novas tecnologias integradas na perspectiva promocional do trabalho decente”.
Com informações da UFPR