A nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraná (OAB-PR) toma posse em cerimônia solene nesta quarta-feira (20), às 20 horas, no Teatro Guaíra (auditório Bento Munhoz da Rocha Netto). O advogado José Lúcio Glomb (foto) assume a presidência da instituição para o mandato de 2010 a 2012, no lugar de Alberto de Paula Machado. Também tomam posse os diretores César Augusto Moreno (vice-presidente), Juliano José Breda (secretário-geral), Juliana de Andrade Colle (secretária-geral adjunta) e Guilherme Kloss Neto (tesoureiro), além de 64 conselheiros estaduais da OAB, os conselheiros federais, diretores da Caixa dos Advogados e os presidentes das 47 subseções. É esperada a participação de mais de mil pessoas na solenidade. Está confirmada a presença do prefeito de Curitiba, Beto Richa, do presidente da OAB Nacional, Cezar Britto, além de políticos, autoridades do poder judiciário no Paraná, presidentes de Seccionais e advogados de todo estado, entre outras pessoas.
Uma das campanhas da nova gestão é pela criação do Tribunal Regional Federal de Curitiba, que reuniria Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Na Câmara Federal já tramita a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) prevendo a criação dos TRFs em Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e Manaus. A intenção da nova gestão é mobilizar outros setores da sociedade paranaense para participar de uma mobilização em defesa da PEC.
O novo presidente da OAB Paraná, José Lúcio Glomb, foi eleito em novembro de 2009. O advogado nasceu em Porto União (SC) em 30 de agosto de 1951. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1976. Sempre atuou na advocacia trabalhista. Integrou várias comissões da OAB Paraná e presidiu a Comissão de Direito do Trabalho da Seccional (2007-2009). Foi conselheiro estadual nas três últimas gestões (2001-2003, 2003-2006 e 2007-2009) e é presidente do Instituto dos Advogados do Paraná.