O desenvolvimento de uma plataforma para acompanhamento online do andamento das sustentações orais foi o tema do encontro do presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, com integrantes do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), a reunião foi realizada nesta quarta-feira (17), na sede do TJ-PR.
O projeto busca permitir que o advogado possa previamente identificar a ordem em que vai fazer sua sustentação oral. Também tornará possível acompanhar remotamente o andamento da pauta para calcular quando será sua vez. Também estiveram presentes integrantes da Comissão de Inovação e Gestão da seccional: Rhodrigo Deda Gomes, o presidente, Márcio Nicolau Dumas e Josélio Jorge Teider.
Menos filas
“A ideia é racionalizar o uso do tempo do advogado para que ele não precise passar a tarde no tribunal, aguardando sua vez. De onde estiver, o advogado poderá prever o momento exato em que precisará comparecer para a sustentação. Com isso, queremos reduzir as filas nas sessões de julgamento. A plataforma vai permitir que o advogado gerencie melhor o seu tempo. O DTIC já está fazendo estudos e a previsão inicial é de que venha a funcionar em julho”, destacou Telles.
A adoção de um sistema que permita otimizar o tempo da advocacia é um antigo compromisso da OAB Paraná. “Essa iniciativa é importante para que dê mais dignidade e respeito à classe”, completa o presidente.