O Plano Estadual de Valorização da Mulher Advogada é realidade no estado do Paraná. Fruto de um trabalho integrado entre representantes da seccional e das subseções, as ações empreendidas no sentido de efetivar o plano estão disponíveis no relatório de atividades e projetos realizados nos últimos dois anos da gestão. À frente da presidência da comissão no período, a advogada Mariana Lopes não poupou esforços para ver concretizados projetos como o Defesa das Prerrogativas da Mulher Advogada/Lei Júlia Matos, Formação de Lideranças, Direito por Vozes Plurais, entre outros.
As atividades foram pautadas por três pilares: “Defesa das prerrogativas da mulher advogada”, “Igualdade de gênero no exercício profissional” e “Mulheres advogadas por mulheres em situação de vulnerabilidade”. Com a interiorização da OAB Paraná, a CMA buscou conhecer a realidade de cada região, promovendo ações específicas de acordo com as demandas de cada subseção.
Confira a íntegra do relatório.
Merece destaque a caravana Lei Julia Matos, que levou representantes da Comissão da Mulher Advogada a 31 subseções da Ordem no Paraná. Em cada localidade, conversaram também com os magistrados e entregaram a Carta de Prerrogativas das Mulheres Advogadas, conquistando a implementação de ações que colocaram os preceitos da lei em prática.
“O destaque das iniciativas e ações da comissão estadual da mulher advogada é notório, fruto da dedicação, criatividade e trabalho constante empreendido pela referida comissão”, destaca o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles. Em reconhecimento ao trabalho, a diretoria encaminhou votos de aplauso às advogadas integrantes da CMA, que reúne 104 voluntárias em todo o estado.