“Esta é uma tarde especial para vocês, que estão ingressando nos quadros da Ordem, e para nós, pois pela primeira vez na história desta instituição, neste mês de março, conseguimos formar essa mesa só com mulheres que dedicam sua vida à advocacia. Foi uma forma de mostrar a luta pela igualdade. Essa cerimônia, entretanto, é dedicada a todos vocês, novas advogadas e advogados”, disse Márcia Maluf.
Também fizeram parte da mesa a coordenadora-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), Rogéria Dotti; a secretária-geral da Caixa dos Advogados (CAA), Maria Regina Zarate Nissel; a diretora da OABPrev-PR, Melissa Folmann; a presidente da Comissão de Advogados Iniciantes, Sabrina Becue; a conselheira estadual Graciela Iurk Marins e a presidente da Associação das Advogadas Trabalhistas do Paraná, Miriam Klahould.
Ao todo, 71 compromissandos receberam o diploma de ingresso na Ordem dos Advogados. A conselheira Daniela Ballão Ernlund destacou, ao saudar os novos advogados, a importância da participação da mulher nos quadros da Ordem. “Hoje representamos 46% dos advogados inscritos na OAB Paraná. O que chama a atenção não é a mesa feminina, mas sim isso nunca ter ocorrido ao longo da história de nossa instituição. A OAB, quando criada, tinha apenas uma mulher. Muito embora o número tenha aumentado, poucos foram as advogadas a integrar a diretoria. 82 anos de existência e cinco mulheres na diretoria. Por isso o motivo de comemoração e o orgulho”, frisou.
“Acreditamos que o respeito à diversidade contribuirá para uma sociedade mais humana”, ressaltou Daniela. A conselheira destacou a atuação da Comissão da Mulher Advogada, a promoção de seminários e debates, como o IV Encontro da Mulher Advogada, que terá como tema “A mulher após os 25 anos da Constituição”. “Que hoje seja um marco de uma nova história na advocacia paranaense. Hoje derrubamos barreiras, inspiramos espaço, acreditamos no Direito como instrumento de mudança”, destacou.