O presidente do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP) e ex-conselheiro federal suplente da OAB, Hélio Gomes Coelho Júnior, foi eleito para dirigir o Colégio de dos Institutos dos Advogados do Brasil no biênio 2019-2020. A chapa conta ainda com Carlos Rátis, presidente do Instituto dos Advogados da Bahia (IAB), como vice-presidente, e com Gilberto Lopes Teixeira, presidente do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC), como secretário-geral. Os três venceram a disputa eleitoral por unanimidade, após a desistência da chapa encabeçada pelo atual presidente, Álvaro Mota, do Instituto dos Advogados do Piauí.
É a primeira vez o Paraná presidirá o Colégio de Presidentes. “Faremos, primorosamente, o que foi proposto: gestão com método, calendário anual, pauta prévia e matérias com relatoria e revisão”, anuncia Gomes Coelho, que atualmente ocupa a vice-presidência do Colégio, cargo pra o qual foi eleito em 2017.
A eleição ocorreu na quinta-feira (7/2), em uma Assembleia Geral do Colégio, em São Paulo, após palestra do Ministro da Justiça e Segurança, Sérgio Moro, que discorreu sobre o pacote de propostas contra a corrupção e o crime organizado.
Participaram da jornada os presidentes dos Institutos dos Advogados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pernambuco, Pará, Piauí, Amapá, Ceará, Goiás e Rio de Janeiro. Também estiveram presentes os membros honorários e ex-presidentes José Anchieta (MG), José Horácio Halfeld de Rezende (SP) e Antônio Mário Pinto (PE).