O presidente da OAB Bahia, Luiz Viana Queiroz, destacou os resultados do Colégio de Presidentes de Seccionais realizado nos últimos dois dias em Foz do Iguaçu. Viana enfatizou que as bandeiras tradicionais da advocacia continuam no foco da OAB.
Quais foram, na sua opinião, os resultados desse Colégio de Presidentes de Seccionais?
Os resultados foram muito positivos nesse encontro sob a liderança dos presidentes Claudio Lamachia e José Augusto Araújo de Noronha. Tivemos uma pauta de temas de interesse de todos os advogados. Saio daqui enriquecido pelos debates, certos de que estamos no caminho correto para chegar às melhores soluções para a advocacia.
Entre os temas, quais destacaria?
Destacaria a questão das eleições deste ano no âmbito da OAB. Estamos discutindo como fazer as eleições e o uso de urnas eletrônicas – o que é muito importante para a segurança do processo eleitoral. Outro tema que merece destaque é a discussão sobre regras de governança que permitam o estabelecimento de uma responsabilidade fiscal, e com isso contribuam para que os recursos arrecadados pela advocacia sejam utilizados pela OAB no cumprimento do seu papel de defensora do Estado Democrático de Direito e das prerrogativas profissionais.
Como tem sido o papel da Ordem dos Advogados do Brasil neste momento crítico do país?
Estamos há dois anos e três meses da gestão do presidente Lamachia, que tem se mostrado sempre pronto a enfrentar as questões nacionais. A OAB tem se posicionado. Estamos aqui mais uma vez preocupados com o cenário nacional, mas com uma voz firme. A defesa do Estado Democrático de Direito, o devido processo legal, o respeito às garantias constitucionais são bandeiras tradicionais da advocacia, e que fazem com que a OAB seja uma instituição tão respeitada no Brasil. Saio daqui mais uma vez convencido de que estamos no caminho certo.