Teve início na noite de terça-feira (29/8) a 15ª edição do Conjuri, um dos maiores congressos jurídicos do Brasil, realizado pela OAB Maringá. Com mais de 2 mil estudantes, professores e advogados inscritos, o evento prossegue até a quinta-feira (31/8) no Centro de Eventos Lebloc e também na sede da subseção.
Ao saudar os presentes em nome da diretoria da OAB Paraná, o vice-presidente da seccional, Fernando Deneka, enalteceu a importância da iniciativa para a consolidação da cultura jurídica do Paraná. “A importância do evento está justamente na produção de um conteúdo acadêmico de qualidade também no interior do estado, uma bandeira da atual gestão que, de forma contínua, busca uma advocacia de excelência em todo o Paraná” destacou Deneka.
Em sua fala, o presidente da OAB Maringá, Eder Fabrilo Rosa, destacou a importância do congresso jurídico, que se transformou em um dos maiores eventos jurídicos do país, contribuindo com a formação jurídica e humanística dos futuros advogados.
“O Conjuri é mais que um evento jurídico para acadêmicos e advogados. Tornou-se referência nacional, ao promover discussões sobre temas que dizem respeito não somente ao direito, mas à sociedade, ao futuro da profissão do acadêmico de direito e sua integração com as mudanças que o mundo atravessa”, apontou Rosa.
Protagonismo
A palestra magna de abertura foi proferida pelo historiador, professor e escritor Leandro Karnal, que abordou o futuro da humanidade em um dos momentos mais emblemáticos da nossa história. Com bom humor, Karnal transmitiu conceitos e ensinamentos fundamentais para o momento atual. Ao responder à questão “Como lidar com a chegada da Inteligência Artificial?”, ele enfatizou: “Essas inteligências estão aí. Gostemos ou não, é fato. Não adianta lutar contra isso”, disse.
Karnal apontou alguns caminhos, especialmente para advogados e futuros profissionais, pontuando que é preciso adaptar-se às mudanças, manter-se atualizado sobre implicações legais, ética e práticas e oferecer serviços personalizados e de alta qualidade.
O historiador destacou ainda que é preciso ter protagonismo, buscando qualidades como consciência, inquietude, pro atividade e ação. Frisou ainda ser fundamental adotar o conceito lifelong learning, que é a busca constante por conhecimento. “Muita gente me pergunta como faço para ler tantos livros. Minha resposta é muito simples: abrindo um livro e lendo. Só isso”, comentou, lembrando novamente que as pessoas devem buscar o protagonismo de suas vidas. Não existe fórmula mágica, mas vontade e determinação.
Autoridades presentes
A abertura do Conjuri foi prestigiada por autoridades locais e estaduais. Além da presença do vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka, participaram do evento a conselheira federal Ana Cláudia Pirajá Bandeira, conselheiros estaduais, presidentes das subseções de Londrina e de Toledo, respectivamente Nelson Sahyun Junior e Anemere Dulaba, juízes Cláudio Camargo dos Santos e Anderson Furlan, representando a magistratura estadual e federal, vereadora Ana Lúcia Rodrigues, representando o legislativo, vice-prefeito Edson Scabora, Comando da PM, coordenadores de todas as faculdades participantes, representantes de entidades da sociedade civil, como o presidente da Acim, José Carlos Barbieri, e outros nomes.
Confira a programação do evento:
DIA 30/08 – PERÍODO DA MANHÃ NA OAB MARINGÁ:
9h: Anderson Furlan, Juiz Federal
10h: Cláudio Camargo dos Santos, Juiz de Direito
DIA 30/08 – PERÍODO DA TARDE NA OAB MARINGÁ:
14h: Apresentação dos artigos científicos
Dia 30/08 – PERÍODO NOTURNO NO LEBLOC:
19h45: Ana Cláudia Finger, Desembargadora do TJ/PR
20h45: Alberto Luis Marques dos Santos, Juiz de Direito
DIA 31/08 – PERÍODO DA MANHÃ NA OAB MARINGÁ:
9h: Karen Nascimento, Delegada de Polícia.
10h: Silvano Beroli, treinador em comunicação graduado pela Carnegie University.
DIA 31/08 – PERÍODO DA TARDE NA OAB MARINGÁ:
14H – Apresentação dos artigos científicos
DIA 31/08– PERÍODO DA NOITE NO LEBLOC:
19h45 – George Marmelstein, Juiz Federal.
20h45 – Ércio Quaresma, advogado criminalista.
Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB Maringá