Canal de comunicação entre o advogado, o cidadão e a OAB Paraná, a Ouvidoria-Geral é o órgão que centraliza as demandas relacionadas a denúncias, reclamações, pedidos de providências e de informações; sugestões a respeito de melhorias ou elogios sobre o funcionamento dos serviços prestados no âmbito da Seccional, bem como referentes a Tribunais e órgãos públicos em geral.
As solicitações são encaminhadas via internet ou fisicamente, recebem um número de protocolo e, a partir daí, são acompanhadas pela Ouvidoria até a sua efetiva solução, com encaminhamento de resposta ao requerente. Para se ter uma ideia da dimensão do trabalho realizado pela Ouvidoria, em 2019 foram atendidas quase 12 mil solicitações encaminhadas via e-mail e mais de 10 mil solicitações que chegaram por meio de ligações, e, no auge da pandemia, em 2020, foram atendidas mais de 17 mil solicitações recebidas e enviadas.
A Ouvidoria Geral da OAB Paraná é responsável também por iniciativas como o SOS Alvará, que é um canal voltado a atender advogados que enfrentam dificuldades no levantamento de alvarás judiciais, e que foi criado em março de 2020 com o intuito de garantir celeridade aos pagamentos. Por meio desse canal, o(a) advogado(a) indica o número do processo e Comarca, encaminha o seu relato, e assim é possível interceder junto aos bancos oficiais estabelecidos no Estado do Paraná para agilizar os pagamentos e/ou verificar o motivo da demora. No ano de 2020 foram mais de 3 mil atendimentos, e em 2021 já beira os 1.500.